Saúde

Cidades e estados têm até dia 17 para aderir a pacto por retomada de obras do SUS

Gestores estaduais e municipais têm até o dia 17 de janeiro para regularizar e assinar o Termo de Repactuação para Retomada de Obras na Saúde. A nova data visa garantir a retomada das obras em todo o país. Até o momento, 153 das 203 obras que aderiram à repactuação já estão com o TRR assinado, aptas a realizar a licitação e receber os recursos federais.

“A ampliação do prazo permitirá que 100% dos entes federados aptos a esta etapa concluam o processo nos sistemas e retomem obras essenciais para ampliar o acesso da população à saúde pública. Estamos em contato direto com cada gestor e gestora para apoiar e facilitar ao máximo essa etapa”, explica Henrique Chaves, diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

Os gestores contam com dois sistemas para regularizar o cadastro e, assim, repactuar as obras. São eles: Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB) e InvestSUS. Além disso, têm ainda o canal de apoio por whatsapp, e-mail e um site oficial, com suporte para tirar dúvidas e agilizar as atividades.

Conclusão de projetos

A Retomada de Obras na Saúde oferece a oportunidade para que gestores públicos concluam projetos interrompidos ou paralisados. Para as obras já concluídas com recursos próprios, é possível também regularizar a situação no SISMOB e, desse modo, obter ressarcimento dos valores.

A iniciativa, regulamentada pela Portaria GM/MS nº 5.426/2024, assinada pela ministra Nísia Trindade, prevê um investimento superior a R$ 353 milhões. Conforme a ministra, a medida reforça o compromisso com a transparência e a eficiência na gestão de recursos federais, além de garantir a conclusão de obras essenciais para a saúde pública no Brasil.

Entre as obras, estão 137 Academias de Saúde, 10 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), três Centros de Parto Normal (CPN), cinco Centros Especializado em Reabilitação (CER), três oficinas ortopédicas, 808 Requalifica Unidades Básicas de Saúde (UBS), quatro unidades de acolhimento, 28 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e duas Unidades Neonatais (Utin).

Regularização e suporte

Os gestores devem acessar os sistemas SISMOB para atualização do status das obras reativadas e InvestSUS para assinar o Termo de Repactuação:

O Ministério da Saúde disponibiliza, ainda, canais de apoio para orientar os gestores:

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até amanhã para justificar

Ausência injustificada às urnas resulta em sanções ao eleitor

27 minutos ago

População recebe serviços gratuitos no Fórum da Cidadania a partir desta terça-feira, 7

Unidade funciona de segunda a sexta-feira, na Avenida Glaycon de Paiva, 550, bairro Mecejana

1 hora ago

Ministério Público investiga ex-prefeito de Iracema pela falta de repasse do duodécimo à Câmara Municipal

De acordo com o MP, ex-prefeito deixou de repassar o duodécimo de setembro a dezembro…

2 horas ago

Portaria define datas das ‘saidinhas’ de presos em Roraima

Tem direito às saídas temporárias os presos que cumprem pena em regime semiaberto. Benefício é…

3 horas ago

Prefeita de Iracema cria projeto de lei para garantir segurança pessoal para ex-prefeitos

Principal beneficiado do projeto é o ex-prefeito Jairo Ribeiro que terá direito a uma equipe…

4 horas ago

Homem que ficou 9 dias perdido em região de mata no interior de RR é encontrado

Vítima foi localizada sentada em uma pedra, sem forças para falar e andar

5 horas ago