Saúde

‘Cirurgias são canceladas no HGR por falta de material’, denuncia paciente

Um paciente internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) denunciou hoje (13) à reportagem que teve a cirurgia ortopédica cancelada por falta de material cirúrgico na unidade.

O denunciante, que prefere não se identificar, explica que está há 15 dias no HGR. Ele sofreu um acidente de trânsito e teve fraturas pelo corpo. Por isso, precisou fazer algumas cirurgias, sendo que já fez a primeira, mas recebeu a informação de que não poderia fazer o próximo procedimento devido à falta de material.

“Passei pelo procedimento na sexta-feira (8) e me encaminharam hoje para o ortopedista. Fiz alguns exames para verificar o meu estado de saúde, pois estou com fratura na mão e na perna e preciso de cirurgias”, diz.

O paciente disse ainda que um servidor do HGR informou que as cirurgias estão canceladas e que não há previsão para a retomada dos procedimentos.

“Ele pediu minha transferência para o Hospital Lotty Iris, pois não há previsão para realizar a cirurgia no momento por falta de material e pela quantidade de pessoas na fila de espera. Um outro paciente que tem aneurisma cerebral me disse que a cirurgia dele estava marcada para hoje, mas foi cancelada e ele já aguarda há meses aqui”, lamenta.

Na maternidade

Na semana passada, uma paciente denunciou ao Roraima em Tempo que não conseguiu fazer uma cirurgia para retirada de mioma. Ela veio de Rorainópolis para a capital, mas recebeu a informação de que não havia anestesia na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth.

No mesmo período,

A Justiça de Roraima bloqueou R$ 13 mil do governo para fazer a cirurgia do paciente Roberto Moreno dos Santos. O homem, de 48 anos, espera há mais de seis meses por uretoplastia e cistocopia. O governo disse que não oferta esse tipo de procedimento.

Outro lado

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) afirmou que as cirurgias eletivas seguem sendo realizadas de forma gradativa para todas as pessoas que estão na fila única. Essas pessoas são as que, após a avaliação médica, continuam apresentando a indicação de cirurgia, porém conforme classificação de risco.

A Sesau disse ainda que está buscando alternativas para acelerar a realização dos procedimentos e garantir que todos os pacientes sejam atendidos.

Fonte: Yara Walker

Yara Walker

Recent Posts

Diversão e alegria marcam  1ª Corridinha TEA na Vila Olímpica

Evento fez parte do encerramento da 3° Semana Municipal de Conscientização do Autismo

7 horas ago

Enem: edital em Libras sobre isenção da taxa está disponível

Vídeos com regras para realizar exame de graça podem ser vistos no canal do Inep…

8 horas ago

Três foragidos do sistema prisional são capturados em Roraima

Eles cumprem penas pelos crimes de lesão corporal dolosa, posse irregular de arma de fogo…

9 horas ago

Foragido da Justiça que atirou em segurança de eventos é preso pela PRF em Mucajaí

Crime aconteceu na madrugada do dia 28 de março, durante uma festa no Centro de…

11 horas ago

Adolescente é apreendido suspeito de estuprar menina em Boa Vista

Vítima desapareceu na última quarta-feira, 2, e foi encontrada no dia seguinte, quando relatou sobre…

11 horas ago

Justiça de RR intima governador e secretária de Saúde e estipula multa diária de R$ 10 mil se cirurgia cardíaca de paciente não for feita em 10 dias

Mulher aguarda há mais de 20 dias pelo procedimento conhecimento como "ponte de safena". Segundo…

12 horas ago