O município de Boa Vista foi classificado com médio risco para transmissão da dengue, zika, bem como para chikungunya, com índice de 1,5%. Os dados são do 4º Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa).
Divulgado nesta quinta-feira (8) o estudo se baseou em dados colhidos no período de 15 a 24 de agosto em 8.254 imóveis do município. O que corresponde a 4,5% do total.
“Avaliamos esse resultado como positivo, se comparado ao LIRAa anterior, realizado em junho deste ano, com índice de 8,3% e o de agosto de 2021, com resultado de 4,9%. Houve ainda uma redução em relação ao segundo e terceiro levantamento. Continuamos solicitando à população para nos ajudar nessa luta de combate ao mosquito”, explica a coordenadora do Núcleo de Vigilância e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Priscila Alencar.
Dos 58 bairros pesquisados, 44,8% ficaram em alto risco; 36,2% com médio, enquanto 19% ficaram com baixo risco.
Por outro lado, das 326 amostras para larvas, 93,3% estão são de residências e comércios. E outros 6,7% são de terrenos baldios.
O lixo ainda é o principal tipo de criadouro das larvas do mosquito Aedes em imóveis. Em seguida são os depósitos móveis (vasos/frascos, pratos, pingadeiras, assim como bebedouros e outros).
A Prefeitura de Boa Vista continua reforçando as ações de combate ao Aedes no município. Desse modo, realiza as visitas domiciliares diárias para orientar a população na eliminação de criadouros.
Além disso, também faz o bloqueio vetorial para todos os casos notificados; controle vetorial em oficinas e ferros velhos; intensificação de visitas aos sábados nos bairros com alto índice de infestação em parceria com agentes comunitários de saúde (ACS).
Fonte: Da Redação
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Doação foi mediada pelo Tribunal de Justiça e formalizada durante a abertura da 2ª Semana…
Serão 8,3km de asfaltamento na estrada que dá acesso ao parque aquático AquaMak
Governador de Roraima foi denunciado por crimes de responsabilidade, como abuso de poder político e…
Continente africano registra maiores taxas desse tipo de crime
Última edição ocorreu nesse fim de semana no bairro Silvio Leite. Ação itinerante retorna em…