Saúde

Com avanço na vacinação, transmissão da Covid-19 fica estável no Brasil

A transmissão da Covid-19 atingiu estabilidade com o avanço da campanha de vacinação no país. A média diária de casos é de 11.500, enquanto a de mortes é de 320. Os dados são do boletim extraordinário da Covid-19, da última quinta-feira (4), produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A instituição analisou dados da Semana Epidemiológica de 24 a 30 de outubro. Para a Fiocruz, os números têm relação direta com o avanço no número de vacinados contra a doença.

“O avanço da cobertura vacinal no país tem trazido benefícios inegáveis para a mitigação da pandemia. A melhor evidência para isso é a queda nas internações e mortes, que ratificam o sucesso na prevenção de formas graves e fatais da Covid-19”, diz o boletim.

Os dados indicam que a maioria dos estados brasileiros estão com a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 abaixo dos 50%. Ou seja, estão na zona verde de alerta. Apenas o Espírito Santo ficou na zona de alerta amarela, com 67% de ocupação.

Em Roraima, à época da coleta dos dados, a taxa de ocupação dos 49 leitos disponíveis foi de 16%. Porém, ontem (7), conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a taxa atingiu 31%, com 15 pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Roraima (HGR).

Vacinação

Apesar dos números, a Fiocruz alerta para a possibilidade de piora na pandemia. Isto porque a cobertura vacinal contra a doença não atingiu o número ideal.

Em Roraima, conforme dados da Sesau, a cobertura vacinal da primeira dose está em 68,05%. Já em todo país, 73,04% da população tomou a primeira dose.

Por outro lado, apenas 36,57% dos roraimenses tomaram a segunda dose, enquanto que 56,06% da população brasileira se imunizou completamente.

“O que se objetiva, sobretudo, é alcançar o patamar de 80% de cobertura vacinal da população total, não apenas de adultos. Hoje, a cobertura vacinal na população total é de 55%, ainda distante daquele patamar ideal”, recomendou.

Por conta disso, a Fiocruz avalia que medidas como o uso de máscara, distanciamento social, bem como a higienização das mãos continuem sendo incentivadas até que o número de vacinados atinja a porcentagem ideal.

“O relaxamento do distanciamento físico é inevitável agora, mas ele deve ser feito de forma responsável e segura. Que atividades que impliquem na maior concentração e aglomeração de pessoas só sejam realizadas com comprovante de vacinação”, indicou.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

Tour Natalino leva membros do Conselho Municipal de Turismo aos pontos decorados de Boa Vista

Ação buscou fortalecer o diálogo sobre turismo, ocupação urbana e o impacto econômico gerado pela…

21 minutos ago

Roraima registra 75 incidentes associados aos cuidados de recém-nascidos entre 2014 e 2022

Segundo estudo inédito da SOBRASP, quase 40 mil casos com recém-nascidos foram registrados no Brasil…

2 horas ago

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

12 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

15 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

15 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

16 horas ago