Entrada da Sesau - Foto: Gabriel Cavalcante/Roraima em Tempo
O Ministério Público de Roraima (MPRR) recomendou que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) realize, com urgência, a cirurgia no rim direito de uma paciente. Ela aguarda há meses pelo procedimento de ureterolitotripsia, indicado para a remoção de cálculos no trato urinário.
A recomendação, assinada no dia 16 de julho pelo promotor Igor Naves Belchior, consta em Diário Eletrônico do órgão do dia 25 de julho. O MPRR acompanha o caso por meio de um Procedimento Administrativo aberto após denúncia da própria mulher.
Segundo o MPRR, a paciente passou por uma cirurgia no rim esquerdo no dia 17 de março, contudo, ainda aguarda a retirada de cálculos no rim direito. Desde então, permanece com um cateter interno chamado duplo J. Acontece que se mantido por mais de 60 dias, pode causar infecções e outras complicações no sistema urinário.
Mesmo registrada na Fila Única de Cirurgia do SUS com prioridade eletiva, a paciente segue sem data ou previsão para o procedimento. Diante disso, o promotor recomendou que a Sesau adote todas as providências administrativas necessárias para garantir a cirurgia.
O documento também determina que a secretaria encaminhe, em até 15 dias, um relatório detalhado com as ações tomadas. Por fim, caso a recomendação não se cumpra, o MPRR poderá ajuizar uma Ação Civil Pública contra o Estado.
Por meio de nota, a Sesau disse que todas as demandas judiciais são atendidas dentro do prazo estipulado e as respostas são enviadas aos órgãos solicitantes.
Fonte: Da Redação
Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…
Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima
Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor
Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…
Próximo sorteio acontece neste sábado, 6
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…