Saúde

Com risco de perder validade de exames, paciente com problemas na bexiga aguarda por cirurgia pela Sesau desde o ano passado

Maria de Lurdes, filha da paciente Cleudes Pereira do Santos, de 60 anos, relatou à imprensa que a mãe aguarda desde o ano passado por cirurgia de perineoplastia, afim de resolver problema de ‘bexiga caída’. Para agilizar, a família resolver custear os exames pré-hospitalares por conta própria. Mas agora, alguns estão perdendo a validade.

No final de 2022, a paciente entrou na lista de cirurgia do Governo de Roraima, mas por um erro no cadastro, acabou perdendo a vaga. Conforme a filha da paciente, dona Cleudes já realizou todos os exames necessários na rede particular para tentar adiantar o processo. No entanto, ainda não a chamaram para cirurgia.

“Ela fez particular, para ocorrer mais rápido os exames, e dimunuir o risco cirúrgico. Ela só não fez de novo, a mamografia, preventivo e nem a ultrassom da mama, mas o resto fez tudo. A ultrassom transvaginal venceu mês passado. Eu falei lá no hospital que já ia vencer. A mulher falou não tinha problema, que ela faria lá de novo. Eu sei que não vão fazer, é sempre uma dificuldade”, disse.

Enquanto isso, a paciente aguarda a cirurgia e torce para ser chamada antes do vencimento dos outros exames. O medo é que tenha que gastar novamente ou esperar ainda mais.

“A gente liga para lá, eles falam que tem pessoa aguardando na fila desde 2017. Liga de novo e falam que é desde 2019, para fazer a cirurgia. Aí fica difícil. Porque o governo não está fazendo as cirurgias eletivas? Aí vai deixar a primeira pessoa, sair com o útero para fora para poder atender? A gente paga nossos impostos tudo direitinho. É uma injustiça”, finalizou.

Resposta da Sesau sobre a cirurgia da paciente

Conforme a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), a paciente Cleudes Pereira do Santos se encontra devidamente regulada na fila única do Sistema Único de Saúde desde o dia 16 de dezembro de 2022.

Destacou ainda que pacientes estão sendo chamados para o procedimento normalmente. Seguindo a ordem da fila única do SUS, e o risco cirúrgico da referida é válido até novembro.

Fonte: Rádio 93 FM

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

15 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

17 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

18 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

19 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

19 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

21 horas ago