Saúde

Com TFD em atraso, paciente de RR corre risco de despejo em Fortaleza

A família de um paciente em Tratamento Fora de Domicilio (TFD) denunciou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atrasou o pagamento da ajuda de custo. A pasta deve repassar o valor até o quinto dia útil de cada mês, mas até esta quarta-feira (15) não enviou.

A filha do paciente, que faz tratamento no fígado há 5 meses no Ceará, explicou que usa os valores para pagar conta de aluguel, água e demais custos. Por conta disso, eles correm o risco de serem despejados do local, pois desde o dia 25 de novembro não conseguem custear o aluguel.

De acordo com as regras do TFD, cabe à secretaria pagar a hospedagem, o deslocamento entre Boa Vista e Fortaleza, os remédios e a alimentação do paciente e do acompanhante.

“Eles deveriam ter depositado no último dia 5, mas até agora nada. Queremos ao menos uma resposta, agora tem o recesso de fim de ano e nós como vamos ficar? Tem paciente aqui que já saíram do lugar que estavam de aluguel para morar com outros pacientes, porque não tem condições de pagar”, relatou.

A mulher conta ainda que já tentou contato com a própria Sesau para saber explicações, mas nenhum canal de atendimento funciona.

“Se eles pelo menos atendessem, eu poderia saber o que está acontecendo, mas eles não atendem. Já mandei mensagem, mas não visualizam e já mandei e-mail. Nos telefones, a gente liga e ninguém atende, quando atendem desligam na nossa cara”, denunciou.

Sesau

No último mês, o Roraima em Tempo também mostrou que pacientes que fazem tratamento na mesma cidade passavam por dificuldades devido ao atraso no TFD.

Francisca Fernandes Lima Silva, de 43 anos, denunciou à reportagem que o Governo do Estado atrasou, pela 2ª vez, o pagamento do TFD.

À época, a Sesau justificou que houve um “equívoco na informação” sobre a data do pagamento da ajuda de custo da paciente.

“Ocorre que foi pago o valor referente aos meses de setembro e outubro. Quanto ao pagamento referente ao mês de novembro, o laudo apresentado pela paciente recebeu liberação da junta médica do TFD e está seguindo os trâmites administrativos para a execução da ordem bancária”, finalizou a Sesau.

Sobre a paciente que está em Fortaleza, a Sesau disse que a junta médicas do TFD deferiu o pagamento do auxílio dos dois últimos meses. Informou ainda que após a conclusão do trâmite administrativo será encaminhado ao Fundo Estadual de Saúde, para posterior pagamento.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

5 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

9 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

10 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

11 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

12 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

1 dia ago