Saúde

Comitiva chega a Roraima para ouvir lideranças Yanomami

A comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania que vai apurar a situação da crise humanitária que atinge o povo Yanomami chegou ontem (29) a Roraima.

A secretária executiva do ministério, Rita Oliveira, disse que a expectativa é conseguir fazer um diagnóstico das violações de direitos humanos que estão afetando a população indígena Yanomami.

“É um trabalho bastante amplo de diagnóstico fazendo escuta pública da sociedade civil e das lideranças indígenas. E, a partir dessas informações, voltar em um segundo momento para implementar as ações emergenciais que estão sendo planejadas pelo ministério”, afirmou a secretária.

Entre as atividades da comitiva, ela destacou o mapeamento de equipamentos públicos em que seja possível implementar políticas de direitos humanos para essas populações. E o mapeamento de informações com relação a pessoas que precisam ser imediatamente incluídas no sistema de proteção do ministério. “Tudo isso articulado com o Centro Operacional de Emergência em Saúde que já está atuando na região”, afirmou

Agenda de compromissos

Dessa forma, nesta segunda-feira (30), a comitiva chega, pela manhã, no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y). Lá, o grupo então ouvirá os líderes indígenas para conhecer as principais demandas.

Da mesma forma, à tarde, haverá uma reunião na Casa Civil do Governo de Roraima para alinhamento de medidas em prol da comunidade indígena.

Além disso, as 17h, está marcada uma reunião na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Roraima para ouvir as necessidades do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, dos conselhos municipais, e conselhos tutelares.

A comitiva é formada pela secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Rita Cristina de Oliveira; pelo secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves, pela secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão Araújo, bem como pelo Ouvidor Nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato Nascimento Teixeira. 

Assim, o trabalho da comitiva em Roraima segue até o dia 2 de fevereiro.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Romero Jucá vota na Junta Comercial de Boa Vista

Político chegou ao local na manhã deste domingo, acompanhado da esposa Rose Brito

24 minutos ago

Vereadora sobrinha do governador de Roraima é presa em flagrante pela PF por corrupção

Juliana Garcia foi presa em operação, após apreensão de R$ 66 mil na sexta-feira

60 minutos ago

Catarina Guerra vota na Faculdade Cathedral: ‘foi uma campanha limpa, linda e alegre’

Candidata chegou ao local de votação por volta das 10h acompanhada do marido e filhas

1 hora ago

Polícia Federal prende vereador Sandro Baré com R$ 50 mil em espécie e arma de fogo

Ele foi detido na manhã deste domingo, 6, após uma denúncia anônima

2 horas ago

Locais de votação em Boa Vista têm registros de derrame de santinhos neste domingo

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a pessoa que for pega derramando material de…

2 horas ago

Mauro Nakashima vota na Escola Municipal Centenário: ‘estou feliz com o trabalho que fizemos’

Arquiteto chegou ao local por volta das 9h10 e estava acompanhado da esposa e filho

2 horas ago