“Meu filho passou um mês dentro do Hospital das Clínicas do Estado de Roraima. Não tinha soro, não tinha remédio. Um paciente com com inflamação sistêmica no coração. O processo de transferência demorou um mês. Até quando Roraima vai matar as pessoas por não ter estrutura adequada?”
O desabafo é de Angélica Barbosa, de 48 anos. Ela perdeu o filho após um mês de espera do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O jovem Fellipe Gabryel Maciel Xaud, de 24 anos, morreu em 24 de maio de 2021.
No laudo médico, o jovem foi diagnosticado com endocardite infecciosa subaguda na válvula aórtica em 24 de Maio de 2021. Ele corria ainda o risco de ruptura da aorta. Além disso, Fellipe já tinha outros órgãos vitais em sofrimento por falta de oxigenação.
De acordo com Angélica, o caso do seu filho era considerado urgente. No entanto, um mês foi muito tempo de espera para um jovem que sofria com a inflamação sistêmica. Devido à gravidade da doença, Felippe ficou internado no Hospital das Clínicas até a aprovação do TFD.
“Nenhum médico estudou profundamente o caso do meu filho. Como um coração aguenta todo esse tempo? Como resultado, um jovem está hoje a sete palmos por irresponsabilidade do Estado”, disse.
Conforme a mulher, o Estado conseguiu encaminhar Fellipe ao Rio de Janeiro. Ele chegou a fazer a cirurgia, mas morreu logo em seguida.
Portanto, Angélica pede que a saúde do Estado de Roraima melhore e que os hospitais tenham a estrutura que um cidadão roraimense merece.
“Roraima era pra ter era um um uma UTI aérea. O Estado precisa de mudança. Essa maquiagem que colocam aí no hospital é uma mentira. As pessoas estão morrendo dentro do Hospital das Clínicas. Eu quero que o Governo assuma a responsabilidade de atender a população de uma forma mais digna”, finalizou.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) afirmou em nota que prestou toda a assistência necessária a Fellipe Gabryel. Sobre a demora no TFD, disse se tratar da disponibilidade de vaga na unidade que recebe o paciente.
Fonte: Da redação
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
View Comments
Gente isso e um caso serio ,me lembro muito bem da minha filha 1 mes esperando tfd queriam me mandar pra casa pra esperar em casa povo irresponsavel , fui pra cima todo dia tava no tfd ate conseguir a vaga da minha filha no hcor em sao paulo...se for mole eles te jogam igual bambole pra cima e pra baixoo .
Já passei por isso hoje tenho 30 anos mas aos 14 anos sofrir demais até que um cardiologista descobriu que eu tinha um sopro no coração foi quando encontrou a bactéria endorcadite não é fácil , sofrir demais mas Deus me deu uma oportunidade para mostrar para os médicos que ele é o médico dos médicos me curou, nem eles acreditavam nisso .