Variante gama predominou no Brasil- Foto: Wikimedia Commons
A Coreia do Sul anunciou hoje (24) o desenvolvimento de um teste PCR capaz de detectar a presença do SARS-CoV-2 e também de identificar rapidamente as cinco principais variantes conhecidas, inclusive a Ômicron.
Segundo a Agência para o Controle e a Prevenção de Enfermidades Infecciosas da Coreia (KDCA), o desenvolvimento do teste converte o país no primeiro do mundo capaz de detectar num só teste as cinco variantes mais comuns: Alfa, Beta, Gamma, Delta e Ômicron.
O kit, que teve desenvolvimento público-privado, começará a ser usado na Coreia do Sul a partir do próximo dia 30, no momento em que ocorre a rápida propagação da Ômicron, mais contagiosa do que as demais variantes.
Em comunicado, a diretora da KDCA, Jeong Eun-Kyeong, assegurou que o novo PCR pode detectar qual é a variante da infecção três ou quatro horas após o teste,. Acrescentou que atualmente, após a confirmação de uma infecção por covid-19, “demorava-se de três a cinco dias” para determinar se se travava de Ômicron.
A covid-19 causou mais de 5,37 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Uma nova cepa, a Ômicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detectada na África Austral.
Fonte: Agência Brasil
Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família
Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza
Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…
Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado
Premiação nacional vai distribuir R$ 220 mil para trabalhos sobre cooperativismo de crédito. Inscrições seguem…
Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…