Saúde

Covid-19: vacina bivalente para grupo prioritário está disponível em 32 Unidades Básicas de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta segunda-feira (27), a Campanha Nacional de Vacinação Bivalente contra a Covid-19. A vacinação ocorre em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Nesta fase inicial, a capital recebeu 21 mil doses. Com perfil semelhante ao imunizante monovalente, a vacina melhora a imunidade contra a cepa original do vírus, além da variante Ômicron. A abertura ocorreu na UBS do Pricumã.

Fazem parte do público-alvo desta primeira etapa os idosos; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pacientes imunocomprometidos, povos indígenas e ribeirinhos, bem como pessoas que vivem em instituições de longa permanência e profissionais de saúde.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Christianny Filgueiras, a campanha tem o intuito de evitar o avanço de variantes já identificadas, assim como o surgimento de novas cepas.

“É muito importante a vacinação. Se em algum momento a gente venha a adoecer, que seja na forma mais leve da doença. Podemos observar que através das vacinas contra a Covid, o mundo voltou a ser mundo e voltamos a ter uma vida mais disponível, sociável. A prova disso é que, recentemente, a gente teve um carnaval com blocos de rua e os números elevados de Covid não apareceram até o momento”, disse.

UBSs abastecidas

Para receber a dose da vacina bivalente, é necessário ter o esquema primário de vacinação completo. Ou seja, ter tomado as quatro doses. Em Boa Vista, as 32 UBSs estão abastecidas e prontas para atender à população.

É necessário levar o cartão de vacina, o cartão do SUS e o laudo ou o receituário de longa permanência de uso de medicamentos, no caso de pacientes imunocomprometidos. A vacina monovalente contra a Covid-19 segue disponível nas UBSs, pois continua eficaz contra o vírus.

Segundo a coordenadora de ações estratégicas, Gilmara Alves, é necessário que o grupo prioritário se dirija até a UBS mais próxima .Eles devem levar a documentação e tomar a vacina. Para as pessoas que estão com o esquema incompleto, as vacinas monovalentes seguem disponíveis.

“Quero reforçar para que outros profissionais de saúde sigam o exemplo e se imunizem, pois é extremamente importante que a gente esteja fazendo essa atualização das vacinas. Com o público prioritário vacinado, toda a população fica em segurança, logo, é importante que todos venham se imunizar e assim evitar a forma mais grave da doença e de outras doenças oportunistas”, contou.

Vacina para todos

Aos 75 anos, José França, o primeiro idoso a receber a vacina na abertura da campanha em Boa Vista, chegou cedo à UBS e manda um recado para o público.

“Tomei todas as doses da vacina e vim logo tomar a de hoje, porque não gosto de nada atrasado. Eu fui militar e sempre cheguei adiantado e não vai ser no dia da minha vacina que vou chegar atrasado. Eu quero dizer para todos que estão precisando tomar que venham e evitem que tenham problemas mais na frente. Não dói nada, não tem necessidade de ter medo porque quem aplica sabe o que faz e são bons profissionais”.

De acordo com a Prefeitura, a vacina bivalente deve chegar para toda a população nos próximos meses. No entanto, a vacinação segue o padrão de campanhas anteriores com o público dividido em etapas.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

IEL-RR oferta vagas para programa de Bolsa de Inovação Tecnológica; inscrições seguem até 24 de maio

Bolsas chegam ao valor de R$ 1 mil. Programa está na sua 13º edição e…

5 horas ago

Roraima tem maior taxa de morte por intervenção policial do Brasil

Dados são do Mapa de Segurança Pública publicado neste ano; índice aumentou 225% entre os…

9 horas ago

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS

Este é o segundo imunizante que combate a doença pré-qualificado pela entidade

11 horas ago

Vila Olímpica de Boa Vista recebe etapa do ‘Meeting Paralímpico Loterias Caixa’

Mais de 100 competidores participaram do evento, nas modalidades de atletismo, natação e tiro com…

12 horas ago

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer, na Suíça

13 horas ago

Homem morre afogado no rio Branco ao tentar alcançar barco, em Boa Vista

Vítima de 35 anos morreu na região do Balneário Cat, após desaparecer na água; caso…

13 horas ago