Uma criança de 2 anos e meio morreu no último sábado (23) com sintomas de meningite meningocócica. O caso ocorreu no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista.
Conforme a Prefeitura de Boa Vista, se trata de uma criança brasileira. Além disso, o caso está em investigação.
Em maio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu alerta após a confirmação de uma caso de meningite em Boa Vista. A criança tinha na época apenas cinco meses, era venezuelana e morava em um abrigo na capital.
O alerta ressaltou que os primeiros sintomas (febre, rigidez na nuca, dificuldade de flexionar os joelhos, bem como dor abdominal) da criança vieram a se manifestar no dia 21 de abril. Mas a internação da mesma no Hospital da Criança só veio a ocorrer no dia 25.
A meningite tem como principal característica a inflamação das meninges. Elas são as membranas que envolvem o cérebro. A doença pode acometer tanto as crianças, assim como os adultos. Se não imunizada, a pessoa pode ter graves sequelas, e até mesmo, evoluir ao óbito.
A criança diagnosticada tinha tomado apenas a 1ª dose de vacina contra a meningite. Além disso, também tinha tomado apenas a 1ª dose da vacina contra a Hepatite B e da VIP. No entanto, a criança não havia recebido a vacina da Meningo C no período certo (3º e 5º mês de idade).
No dia 21 de junho o município divulgou que a vacina contra a doença está disponível nas UBS’s de Boa Vista. A dose é para crianças e adolescentes de até 10 anos e 11 meses e também para trabalhadores da saúde, ainda não vacinados.
A medida é uma recomendação do Ministério da Saúde, devido à baixa cobertura vacinal. Conforme dados da cobertura vacinal são os seguintes: em 2019 foi de 99,29%; 2020, 93,75%; 2021, 62,61% e em 2022 até junho é de 37,65%.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido