Saúde

Denúncia relata dificuldades em marcação de consultas no Coronel Mota por conta de problema em sistema

Uma denúncia realizada na manhã desta quarta-feira (22) para o Roraima em Tempo, relatou problemas no sistema de marcação de consulta na Clínica Médica Especializada Coronel Mota. Conforme o denunciante, há mais ou menos dois meses, o Governo de Roraima trocou o sistema, resultando assim em transtornos para os pacientes.

O denunciante relatou que nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), os profissionais recebem diversos pacientes, e que muitos precisam de encaminhamento para consultas ou para realizar exames no Coronel Mota e em outras unidades do Estado. No entanto, as UBSs não têm acesso ao novo sistema para encaminhar os pacientes.

“Eles recebem os pacientes nos postos e encaminham ao hospital, para fazer a consulta. Antes era mandado um mapa [para marcação de consulta] para o Coronel Mota. Geralmente esse mapa voltava depois de três meses, quando chegava avisavam os pacientes. Há uns dois meses que esses mapas não estão voltando. Eles mudaram o sistema, por isso está nessa confusão”, disse.

Anteriormente, havia um sistema específico para que os servidores marcassem as consultas diretamente das UBSs. Contudo, esse sistema, que é de responsabilidade do Governo de Roraima, não está funcionando.

De acordo com a denunciante, os diretores das Unidades Básicas deveriam ter passado por um treinamento para usar o novo sistema, mas o Governo nunca realizou.

“Depois que mudaram, era para eles terem começado a treinar os diretores dos postos. Do começo de abril até agora, ninguém teve acesso à marcação nenhuma. Eles pararam totalmente o atendimento. Fazem os velhinhos ficarem andando de um lado para o outro. Sem condições isso. É um absurdo o que o Estado está fazendo com as pessoas idosas”, destacou o denunciante.

O que diz o Governo sobre o sistema

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disse que está em curso a implantação do sistema SISREG, que visa facilitar a marcação de consultas, levando em consideração prioridades médicas e a otimização do fluxo de entrada de pacientes. A nova plataforma substitui o IS4.

Disse ainda que ainda que realizou uma reunião com a Coordenação de Atenção Básica de Boa Vista no dia 25 de abril, onde apresentou o novo sistema. Além disso, foi realizado um treinamento para gestores e operadores das Unidades Básicas de Saúde da capital no dia 9 de maio de 2024.

Dessa forma, ficou pactuado a continuidade do atendimento das demandas da população pelas UBS (postos de saúde) até que o Ministério da Saúde faça a liberação de login e senha dos operadores que farão o cadastramento de pacientes da Rede SUS pelo sistema SISREG.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Operação Legionário: Forças Armadas apreendem meia tonelada de cassiterita, 2.600L de óleo diesel, um quadriciclo, cinco antenas Starlink, armas e munições

Ação das Forças Armadas na Operação Legionário contra estrutura do garimpo ilegal na Terra Indígena…

6 horas ago

Concurso público: Câmara Municipal de Boa Vista publica edital com salário superior a R$11.500,00

O concurso público é para o cargo de procurador legislativo da Câmara Municipal de Boa…

8 horas ago

Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015

Crianças de famílias de baixa renda são as mais expostas

10 horas ago

Drones ajudam a identificar criminosos e apoiam operações da GCM em Boa Vista

Equipamentos também serão usados para patrulhamento aéreo e monitoramento de grandes eventos na capital

11 horas ago

Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer no país

Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras

12 horas ago

Senador diz que vai acionar Conselho de Ética contra Hiran

Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…

13 horas ago