Saúde

Denúncia relata dificuldades em marcação de consultas no Coronel Mota por conta de problema em sistema

Uma denúncia realizada na manhã desta quarta-feira (22) para o Roraima em Tempo, relatou problemas no sistema de marcação de consulta na Clínica Médica Especializada Coronel Mota. Conforme o denunciante, há mais ou menos dois meses, o Governo de Roraima trocou o sistema, resultando assim em transtornos para os pacientes.

O denunciante relatou que nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), os profissionais recebem diversos pacientes, e que muitos precisam de encaminhamento para consultas ou para realizar exames no Coronel Mota e em outras unidades do Estado. No entanto, as UBSs não têm acesso ao novo sistema para encaminhar os pacientes.

“Eles recebem os pacientes nos postos e encaminham ao hospital, para fazer a consulta. Antes era mandado um mapa [para marcação de consulta] para o Coronel Mota. Geralmente esse mapa voltava depois de três meses, quando chegava avisavam os pacientes. Há uns dois meses que esses mapas não estão voltando. Eles mudaram o sistema, por isso está nessa confusão”, disse.

Anteriormente, havia um sistema específico para que os servidores marcassem as consultas diretamente das UBSs. Contudo, esse sistema, que é de responsabilidade do Governo de Roraima, não está funcionando.

De acordo com a denunciante, os diretores das Unidades Básicas deveriam ter passado por um treinamento para usar o novo sistema, mas o Governo nunca realizou.

“Depois que mudaram, era para eles terem começado a treinar os diretores dos postos. Do começo de abril até agora, ninguém teve acesso à marcação nenhuma. Eles pararam totalmente o atendimento. Fazem os velhinhos ficarem andando de um lado para o outro. Sem condições isso. É um absurdo o que o Estado está fazendo com as pessoas idosas”, destacou o denunciante.

O que diz o Governo sobre o sistema

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disse que está em curso a implantação do sistema SISREG, que visa facilitar a marcação de consultas, levando em consideração prioridades médicas e a otimização do fluxo de entrada de pacientes. A nova plataforma substitui o IS4.

Disse ainda que ainda que realizou uma reunião com a Coordenação de Atenção Básica de Boa Vista no dia 25 de abril, onde apresentou o novo sistema. Além disso, foi realizado um treinamento para gestores e operadores das Unidades Básicas de Saúde da capital no dia 9 de maio de 2024.

Dessa forma, ficou pactuado a continuidade do atendimento das demandas da população pelas UBS (postos de saúde) até que o Ministério da Saúde faça a liberação de login e senha dos operadores que farão o cadastramento de pacientes da Rede SUS pelo sistema SISREG.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

4 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

8 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

8 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

10 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

10 horas ago