Saúde

Denúncia relata falta de reagente no Hemocentro de Roraima há três meses

O Roraima em Tempo voltou a receber, nesta terça-feira, 17, denúncias relacionadas à falta de reagente no Hemoraima. O material é utilizado no momento da doação e no exame de sorologia, que identifica uma série de doenças infecciosas.

Segundo o denunciante, o problema já dura há três meses, mas tem se agravado nos últimos dias e prejudicado aqueles que precisam de doação de sangue e plaquetas.

“Já tem muito tempo que o Hemocentro não realiza os exames e manda para fora. Estão indo para o Hemocentro do Amazonas, mas o Hemoam não está dando conta da rotina também”, disse.

Ainda de acordo com a denúncia, a falta do insumo decorre de uma dívida da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com a empresa fornecedora.

“Não tem como liberar nenhuma bolsa sem ter esses exames […] Os hospitais estão com muitas pessoas precisando de plaquetas e não tem previsão nenhuma de liberação, porque a Sesau não paga e se recusa a pagar a dívida com o fornecedor dos insumos”, ressaltou.

A reportagem já tinha repercutido uma denúncia enviada à Rádio 93FM sobre a falta de reagente no Hemocentro de Roraima em outubro. Na ocasião, a Sesau disse por meio de nota que houve atraso por parte da empresa contratada no envio de reagentes para o Estado em razão de logística aérea. A Pasta garantiu ainda que os procedimentos cirúrgicos não estavam sendo comprometidos.

O que diz a Sesau

Procurada, a Secretaria de Saúde disse que houve atraso na entrega dos reagentes utilizados no setor de Sorologia do Hemoraima, o que impactou temporariamente a testagem das bolsas de sangue.

Contudo, esclareceu que todas as bolsas produzidas na unidade estão devidamente armazenadas, aguardando testagem e liberação conforme os protocolos de segurança e qualidade vigentes.

Informou ainda que o Hemoraima realiza os pedidos de reagentes de forma mensal, para garantir o abastecimento regular e a continuidade das atividades sem prejuízos. Portanto, não procede a informação de que bolsas de sangue estariam sendo descartadas.

“Todas as unidades coletadas permanecem sob controle, armazenadas em condições adequadas, e serão liberadas assim que os testes forem realizados”, completou a nota.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

  • E vdd sim ... Conheço quem trabalha lá e já relatou isso... Inclusive não estão pagando a empresa que fornece reagente... Os bioquímico e os técnicos estão sobrecarregado por está trabalhando com técnica manual e que não é segura.

Recent Posts

Homem é preso com cápsulas de cocaína e skunk em casa usada como armazém de drogas em Boa Vista

Suspeito já possui passagens na polícia por tráfico de drogas, no ano de 2019

57 minutos ago

Veja o que funciona neste feriadão em Boa Vista

Prefeitura da capital manterá os serviços essenciais em funcionamento durante o feriado prolongado, que une…

1 hora ago

‘Doce jornada na Páscoa’: conheça a trajetória da microempreendedora de Boa Vista que transformou paixão em negócio

Com apoio da AME-BV, Socorro Guimarães trilhou um caminho de superação, talento e muita paixão…

1 hora ago

Jovem é indiciado por agredir e roubar motocicleta de mulher em Boa Vista

Homem é conhecido por 'Jabolô' e já era conhecido na região pela prática de diversos…

1 hora ago

Musical ‘Ajoelhai’ em comemoração da Páscoa acontece nesta quinta-feira, 17, no Teatro Municipal de Boa Vista

Evento ocorre na sala Roraimeira às 20h. Ingresso solidário pode ser retirado mediante doação de…

2 horas ago

Império de Corrupção: enquanto população sofre em busca de atendimento, Sesau é alvo constante de operações da Polícia Federal

Uma das mais recentes foi a Operação Higeia, que investigou um esquema de fraudes na…

3 horas ago