Saúde

Denúncia relata falta de reagente no Hemocentro de Roraima há três meses

O Roraima em Tempo voltou a receber, nesta terça-feira, 17, denúncias relacionadas à falta de reagente no Hemoraima. O material é utilizado no momento da doação e no exame de sorologia, que identifica uma série de doenças infecciosas.

Segundo o denunciante, o problema já dura há três meses, mas tem se agravado nos últimos dias e prejudicado aqueles que precisam de doação de sangue e plaquetas.

“Já tem muito tempo que o Hemocentro não realiza os exames e manda para fora. Estão indo para o Hemocentro do Amazonas, mas o Hemoam não está dando conta da rotina também”, disse.

Ainda de acordo com a denúncia, a falta do insumo decorre de uma dívida da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com a empresa fornecedora.

“Não tem como liberar nenhuma bolsa sem ter esses exames […] Os hospitais estão com muitas pessoas precisando de plaquetas e não tem previsão nenhuma de liberação, porque a Sesau não paga e se recusa a pagar a dívida com o fornecedor dos insumos”, ressaltou.

A reportagem já tinha repercutido uma denúncia enviada à Rádio 93FM sobre a falta de reagente no Hemocentro de Roraima em outubro. Na ocasião, a Sesau disse por meio de nota que houve atraso por parte da empresa contratada no envio de reagentes para o Estado em razão de logística aérea. A Pasta garantiu ainda que os procedimentos cirúrgicos não estavam sendo comprometidos.

O que diz a Sesau

Procurada, a Secretaria de Saúde disse que houve atraso na entrega dos reagentes utilizados no setor de Sorologia do Hemoraima, o que impactou temporariamente a testagem das bolsas de sangue.

Contudo, esclareceu que todas as bolsas produzidas na unidade estão devidamente armazenadas, aguardando testagem e liberação conforme os protocolos de segurança e qualidade vigentes.

Informou ainda que o Hemoraima realiza os pedidos de reagentes de forma mensal, para garantir o abastecimento regular e a continuidade das atividades sem prejuízos. Portanto, não procede a informação de que bolsas de sangue estariam sendo descartadas.

“Todas as unidades coletadas permanecem sob controle, armazenadas em condições adequadas, e serão liberadas assim que os testes forem realizados”, completou a nota.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

View Comments

  • E vdd sim ... Conheço quem trabalha lá e já relatou isso... Inclusive não estão pagando a empresa que fornece reagente... Os bioquímico e os técnicos estão sobrecarregado por está trabalhando com técnica manual e que não é segura.

Recent Posts

Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda

INSS, seguro-desemprego e contribuições têm novos valores

47 minutos ago

Ossada humana é encontrada por crianças no Jóquei Clube

Crianças estavam brincando quando encontraram os restos da ossada ao lado da pista de cavalos

56 minutos ago

Embaixo de lonas, espaços improvisados e promessas: alunos da rede estadual esperam há anos por entrega de reformas de escolas na capital

Em Roraima, a realidade de algumas escolas estaduais vai na contramão do que é considerado…

2 horas ago

Sine: confira quase 80 vagas de emprego disponíveis para Roraima nesta segunda-feira, 2

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também podem acessar os aplicativos do Sine em…

3 horas ago

Idoso é preso por tráfico de drogas e cultivo ilegal de maconha em zona rural de Rorainópolis

Equipes apreenderam 50 pés de maconha, 416 gramas de maconha prensada e seca, 70 gramas…

17 horas ago

MEC lança edital para apoio a cursinhos populares no Brasil

Inscrições podem ser feitas até 27 de fevereiro pelo site gov.br/mec

19 horas ago