Saúde

Deputados aprovam PL que barra terceirização dos leitos de UTI em Roraima

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou em sessão extraordinária nesta terça-feira, 28, o Projeto de Lei que barra a terceirização dos leitos de UTI no Governo. A proposta, de autoria do deputado Cláudio Cirurgião (União), teve votação simbólica. O texto agora depende da sanção do governador Antonio Denarium (Progressistas).

O Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas estava ocupado por profissionais da Saúde e usuários do SUS, que se mobilizaram a favor do Projeto de Lei e pressionaram os parlamentares pela aprovação da proposta.

É que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) abriu licitação para terceirizar o gerenciamento total de leitos de UTI do Hospital Geral de Roraima, o que inclui a disponibilização de cerca de 482 profissionais. A iniciativa foi amplamente discutida e criticada por entidades sindicais ligadas à saúde pública.

O presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima (Sindiprer), Rubenigue Soares, por exemplo, disse que recebeu a notícia com preocupação. Segundo ele, 70% dos profissionais que atendem pacientes de UTI são da enfermagem, logo, a privatização prejudicaria diretamente a categoria.

“Temos certeza absoluta que nós temos corpo técnico para atender as demandas necessárias como fazemos até hoje. Mas o que falta, de fato, é gestão administrativa por parte da Sesau”, disse.

Violação

Segundo o autor da proposta, deputado Cláudio Cirurgião, a terceirização das UTIs em Roraima viola o artigo 11 da lei estadual 1.439/2020, que somente autoriza ao Executivo esse tipo de iniciativa caso não haja parque tecnológico adequado nas unidades de Saúde da rede pública.

“A secretária de Saúde do Estado vislumbra terceirizar o que temos de mais precioso para tratamento de paciente grave nesse estado: as UTIs do estado de Roraima, burlando a lei estadual em seu artigo XI, onde na própria legislação aprovada por esta Casa, fica claro que diante de uma situação onde o estado dispõe de parque tecnológico, não há necessidade e fica proibida a terceirização dos setores de UTI no nosso estado”, explicou.

Durante a discussão do projeto, o deputado também afirmou que a Assembleia vai informar ao Tribunal de Contas do Estado sobre a violação da lei. E pedir a interferência do órgão diante da possível terceirização.

Projeto de Lei

Entre as justificativas para a apresentação do PL, o deputado destacou resultados negativos de experiências reais com terceirizações. No texto, o parlamentar relata que análises do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre casos similares apontam que esse tipo de iniciativa está associada a casos de corrupção.

Na proposta, o parlamentar também ressalta as diferenças entre a contratação de servidores públicos, que apresenta custos fixos e previsíveis, e a terceirização de serviços, que inclui não apenas a remuneração de profissionais, mas também lucros empresariais e despesas administrativas.

Ou seja, na gestão direta, segundo o autor do projeto, não há margens de lucro internas, o que resulta em economia significativa.

Além disso, a proposta explica que a fiscalização de contratos terceirizados gera custos adicionais para o Estado. Isso além de riscos de irregularidades, como superfaturamento e desvios de recursos.

Por outro lado, com servidores concursados, o controle é interno, mais direto e econômico, resultando em redução de despesas administrativas.

Terceirização do HGR

A Secretaria de Saúde já tentou terceirizar o Hospital Geral de Roraima por completo. Contudo, a Pasta revogou o processo após o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) identificar uma série de irregularidades na contratação.

O órgão recomendou a suspensão do processo após auditoria em que uma das principais situações encontradas era referente ao valor estimado para o contrato, em torno de R$ 430 milhões. À época, o montante correspondia a quase 40% do orçamento da Saúde.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Farmácia Popular terá 100% de gratuidade em 41 medicamentos para brasileiros

Agora todos os 41 medicamentos e itens como fraldas geriátricas são gratuitos, beneficiando mais de…

59 minutos ago

Oportunidade: Senar Roraima abre inscrições para cursos de formação profissional rural; confira

Cursos disponíveis são: mecânica de motocicleta, avicultura básica de corte, panificação básica, noções básicas de…

2 horas ago

Cultivo de mandioca fortalece tradições indígenas e sustento na Serra da Moça

Já foram produzidos na comunidade ao longo dos anos: melancia, macaxeira, abóbora, maxixe e feijão

16 horas ago

Obras de urbanização melhoram trafegabilidade em bairros de Boa Vista

Infraestrutura já atendeu 19 trechos de sete bairros da capital, com implantação de 5,4 km…

17 horas ago

Idoso é preso por amarrar e estuprar menino de 11 anos em comunidade indígena no Amajari

Comerciante ainda ameaçou a criança e disse que, caso contasse para alguém, ele 'mataria' sua…

17 horas ago

Campeonato Roraimense de Futebol: Baré enfrenta Rio Negro neste sábado; TV Imperial transmite jogo ao vivo

Para acompanhar o jogo que inicia 16h, basta sintonizar no Canal 6.1 da emissora afiliada…

18 horas ago