Categories: Saúde

Desvio de verbas da Covid: CPI da Saúde pede indiciamento de Chico Rodrigues

A CPI da Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) pediu o indiciamento do senador Chico Rodrigues (DEM). Ele é suspeito de desviar verbas federais destinadas ao enfrentamento da pandemia. O relator da comissão, deputado Jorge Everton (sem partido) apresentou o relatório final na manhã desta segunda-feira (6).

O senador deve responder pelos crimes de organização criminosa, peculato, crime de licitação, bem como advocacia administrativa.

Em síntese, as investigações da comissão apontam o envolvimento de Chico em processos de licitação dentro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A suspeita é de que o parlamentar, juntamente com a organização criminosa, direcionava licitações em compras superfaturadas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros itens.

Recorrente

Essa não é a primeira vez que Chico Rodrigues é suspeito de desviar verbas da Covid-19. Desse modo, em 2020 ele foi alvo da Operação Desvid-19 da Polícia Federal.

Foi nessa ocasião que os policiais o encontraram com dinheiro escondido na cueca. Sendo assim, o senador disse que os R$ 33 mil eram para pagar funcionários.

Controladoria Geral da União (CGU), suspeita que Chico Rodrigues participa de um esquema armado para o desvio de cerca de R$ 20 milhões da Sesau.

O órgão identificou diversos indícios de superfaturamento em contratos de aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e kits de teste rápido.

Nesse sentido, o inquérito aponta que as contratações eram direcionadas para empresas por meio de licitações fraudulentas.

Afastamento de Chico

Após o episódio, o ministro Roberto Barroso determinou o afastamento do parlamentar do Senado. No entanto, Chico decidiu pedir afastamento e colocou o filho para assumir em seu lugar. É que ele colocou o filho como 1º suplente no cargo.

Além disso, o STF também o proibiu de manter qualquer tipo de contato com os outros investigados no processo. São sete nomes nas investigações, entre eles o senador Telmário Mota (Pros).

Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro o afastou do cargo de vice-líder do governo no Senado. Ele estava na função desde o início da gestão.

Fonte da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

15 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

18 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

20 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

21 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

21 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

2 dias ago