Saúde

‘Dia S’: vacinação contra sarampo e rubéola é intensificada em Boa Vista

Dia S contra o Sarampo, iniciou nesta terça-feira, 17. A ação intensifica a vacinação da Tríplice Viral ao público infantil.

Em Boa Vista, a cobertura da primeira dose em crianças menores de 5 anos é de 96,94%. Contudo, a segunda dose está em 71,41% de cobertura, o que aumenta a importância de as famílias levarem suas crianças para se imunizarem.

Integrando a mobilização nacional contra sarampo, caxumba e rubéola, a Prefeitura vai intensificar a vacinação da Tríplice até a quarta-feira, 18, mas o imunizante seguirá disponível nas unidades, de segunda a sexta-feira. A coordenadora de Doenças Transmissíveis e Imunopreveníveis, Edimilla Carneiro, destacou que a proteção completa da vacina depende das duas doses.

“Se a criança só tomou a primeira dose, pode ser que não tenha defesa suficiente para o vírus. Então são preconizadas as duas doses. E para as crianças a partir de 6 meses a 11 meses e 29 dias, estamos disponibilizando a Dose Zero, institucionalizada pelo Ministério da Saúde”, contou.

Já o superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, Paulo Linhares, destacou a importância da imunização. “Boa Vista não tem caso de sarampo desde 2021, mas não significa que não devemos ficar atentos. Estamos em um estado de fronteira com países que ainda não erradicaram a doença. As pessoas viajam e o sarampo é de grande transmissibilidade. Então, pedimos que os pais, principalmente, levem seus filhos para completar o esquema vacinal”, disse.

Quem pode participar da vacinação

Além de crianças de 6 a 11 meses e 29 dias, pessoas com idades entre 1 e 29 anos recebem duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda ao 15 meses. Dos 30 até os 59 anos, apenas uma dose do imunizante é aplicada, caso não tenha sido vacinado anteriormente.

Pessoas de até 29 anos que não possuem comprovação do imunizante deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre as aplicações. O mesmo ocorre aos profissionais da área de saúde, que também recebem duas doses de Tríplice Viral independentemente da idade.


Mulheres grávidas não podem tomar a vacina durante a gestação. No entanto, o imunizante pode ser administrado no puerpério, ou seja, no período do pós-parto. A indicação é válida apenas para mulheres gestantes não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

9 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

11 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

13 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

14 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

14 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

15 horas ago