Saúde

Disfagia: profissionais de saúde do Hospital da Criança alertam para diagnóstico e tratamento na infância

Engasgos, sensação de alimentos parados na garganta, dificuldade ou lentidão durante a alimentação, tosse frequente durante ou após comer e beber. Estes são alguns dos sintomas da Disfagia, dificuldade na deglutinação de alimentos, líquidos e saliva. O dia 20 de março, instituído como o Dia Nacional da Atenção à Disfagia, busca alertar as autoridades em saúde e a população para o diagnóstico e tratamento.

Há quatro meses, o Hospital da Criança Santo Antônio criou o ambulatório de Disfagia, setor exclusivo para esse tipo de tratamento. Ele funciona de segunda a sexta-feira e atende crianças que não conseguem se alimentar pela via oral.

Conforme o coordenador do serviço de otorrinolaringologia, Ivan Machado, o núcleo funciona com as especialidades de otorrinolaringologia e fonoaudiologia.

“Os pacientes que recebemos vem encaminhados do setor de pacientes crônicos e são crianças que não conseguem deglutir de forma adequada ou de nenhuma forma […] A procura tem sido grande. Estamos tendo bons resultados com os pacientes que tem traqueotomia, gastronomia e hoje possuem indicação para fazer retirada”, ressaltou.

Tratamento à Disfagia no Hospital da Criança

Após passar por extração dentária, uma bactéria se instalou no organismo de Isaac Cavalcante, de 10 anos, fato que resultou na tetraplegia da criança. Assim, atendido no Hospital da Criança, o paciente passou pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Conforme Wanderson da Silva, pai de Isaac, o filho passou a ter dificuldades na deglutinação. Desde então, segue em tratamento com a fonoaudióloga do núcleo de Disfagia do Hospital da Criança.

“Ele era uma criança saudável e após o incidente com o dentista ficou tetraplégico. A nossa família está em processo de aprendizado para lidar com a situação, pois é tudo recente, são oito meses desde o ocorrido e tem sido bem difícil. O Isaac tem evoluído aos poucos, graças ao tratamento com a fonoaudióloga ele tem aprendido a fazer a deglutição. Estamos em um novo recomeço com o nosso filho”, disse.

A Disfagia atinge todas as idades, do recém-nascido à pessoa idosa. De acordo com a Manoela Gomes, fonoaudióloga do HCSA, a dificuldade de deglutição é consequência de uma doença já existente no paciente.

“A partir da avaliação é diagnóstica a presença da Disfagia e surge a necessidade do acompanhamento fonoaudiológico, processo de reabilitação. É preciso traçar o plano terapêutico do paciente a partir da patologia de base”, explicou.

Deglutinação

Deglutinação é o ato de engolir. De forma sequenciada, a deglutição envolve as bochechas, dentes, língua, palato, faringe, esôfago e estômago. Ou seja, é o trajeto do alimento, bebida ou saliva, da boca até o estômago. Crianças e adultos que possuem então dificuldade em seguir com esse processo de alimentação apresentam uma Disfagia e devem passar pela reabilitação, tratamento com especialistas.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

13 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

16 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

17 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

17 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

17 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

19 horas ago