Foto: TV Imperial
Os moradores dos bairros União, Caranã e Jardim Caranã, vem sofrendo com mau cheiro por conta de esgoto despejado no igarapé Caranã.
Conforme o pedreiro Arimatéia Araújo da Silva, morador há dez anos no bairro União, a situação é frequente, deixando todos revoltados com o descaso da Companhia de Esgotos de Roraima (Caer). Os moradores também responsabilizam a empresa pela poluição, assim como prejuízo ao meio ambiente.
Ainda de acordo com o morador, várias denúncias foram feitas. Além disso, foram realizadas muitas ligações para a Companhia para resolverem o problema, mas até o momento nada foi feito.
A equipe da TV Imperial esteve no local e conversou com os moradores. Arimatéia contou que já são dois meses convivendo com o mau cheiro. “Dessa vez já estamos com dois meses sofrendo com essa situação. Viemos até aqui, verificamos que o esgoto é despejado nesse igarapé e passa para o rio Cauamé.
A maior preocupação dos moradores são com suas famílias, sobretudo, com as crianças e idosos. Além disso, ressaltam que os banhistas que frequentam os igarapés, acabam tendo contato com a água contaminada.
“A gente tem criança em casa, tem idoso e temos receio de ficarem doentes. Além disso, as pessoas que frequentam o rio Cauamé, por exemplo, estão banhando com a água do rio contaminada com fezes e esgoto”, pontuou.
Lúcio Mauro de Oliveira, funcionário público, afirma que o odor é insuportável e não conseguem ficar dentro de casa. “Nós moramos perto do buritizal e às 17h é insuportável ficar em casa. Temos que fechar tudo para diminuir o mau cheiro. A gente nem consegue se alimentar direito devido ao mau cheiro”
O morador faz apelo às autoridades. “Quero aqui manifestar meu apelo aos órgãos competentes para que façam alguma coisa. Chegamos num ponto que não dá para ficar em nossa própria casa, não dá para se alimentar direito. Queremos uma solução! Pagamos caro com taxa de esgoto e cadê o trabalho da Caer?!”, indagou.
As imagens feitas pela TV Imperial mostram esgoto e lixo.
A Caer informou que vai enviar uma equipe técnica até a Rua Teodorico da Cruz, bairro União, para verificar a situação e solucionar o problema. Conforme a nota o sistema da rede de esgotamento sanitário da região, está em pleno funcionamento.
Também solicita a sensibilidade dos moradores para evitar o mau uso da rede de esgoto, pois o descarte indevido de lixo nas ruas, latas, tecidos e outros materiais, tem sido a principal causa de extravasamento, que prejudica toda a comunidade.
Fonte: TV Imperial
Disputas marcam o encerramento da segunda rodada
Matéria está pronta para entrar na pauta do Plenário, que retoma as atividades neste mês
Medida permite o bloqueio de valores em contas intermediárias e a devolução de recursos em…
Em janeiro, valores estavam até 27% inferiores aos registrados há um ano atrás
Quem assina o extrato do contrato é o prefeito Waldery D’avila Sampaio do Progressistas
Escola Fridman da Cunha Nascimento, atenderá etapas de ensino creche e pré-escola, totalizando oferta de…