Saúde

Familiares de jovem com fortes dores no abdômen e sangramento, denunciam demora para realização de exames pela Sesau

Familiares de uma jovem de 23 anos, com fortes dores no abdômen e com sangramento, internada no Hospital das Clínicas, denunciaram ao Roraima em Tempo, a demora para realização de exames por meio da Saúde de Estado.

Entenda o caso da jovem

De acordo com a mãe da paciente, Zeziane Martins de Lima, a família mora na cidade de Mucajaí. Após sentir fortes dores, ela buscou atendimento no hospital do município, contudo, como as dores continuavam, a família pediu para que ela fosse transferida para o Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista, no dia 20 deste mês. Em seguida, a equipe a encaminhou para a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth.

“Em uma madrugada, pioraram as dores abdominais com o sangramento. Ao chegar no HGR, fizeram uma tomografia e constou que ela tinha problemas no ovário. Aí, enviaram para a Maternidade. Fizeram mais exames e tomou medicação para amenizar a diarreia com o sangramento”, explicou.

Zeziane também disse que a médica na maternidade após os exames, explicou que o sangramento não tinha ligação com o problema ginecológico, por isso, a jovem deveria fazer mais três exames para investigar as causas do seu problema.

A espera da jovem

Assim, no dia 24, a família entregou a documentação para a jovem fazer os exames. Já no dia 29, a equipe médica a transferiu para o Hospital das Clínicas onde permanece aguardando os procedimentos. De acordo com a própria paciente, ela teme pela demora, já que até o momento não existe diagnóstico para a sua doença.

“A médica especialista me examinou e solicitou três exames: uma tomografia com contraste, uma endoscopia e uma colonoscopia. Até ágora só fiz um que é a tomografia com contraste. Levando em consideração o meu histórico familiar de câncer no sistema gastrointestinal, solicito que esses exames ocorram rapidamente por causa dos sintomas que tenho”, disse a jovem.

Do mesmo modo, a família já procurou o Núcleo Interno de Regulação (NIR) setor responsável pela marcação de consultas e exames. A resposta de acordo com a família, é que estão aguardando o HGR autorizar os procedimentos.

“Hoje já fazem 10 dias que estou internada e eles não me dão um diagnóstico certo por falta desses exames, só me deslocam de um hospital para o outro e até ágora nada de solucionar a minha situação”, desabafou a paciente.

Precariedade

Além de conviver com as fortes dores e o sangramento, ela também precisa lidar com a precariedade da estrutura do Hospital das Clínicas. Conforme a denúncia, o quarto está com mofo, poltronas desgastadas, teto sem o forro e até com a central de ar com vazamento de água.

“Fui transferida para o Hospital das Clínicas, onde os apartamentos estão em situação de precariedade, sem a higiene básica exigida nos ambientes hospitalares. O quarto que estou tem partes com mofo, madeira úmida e se deteriorando, central de ar com vazamento, dentre outras coisas que prejudicam até a recuperação dos pacientes”, disse.

Citada

Procurada, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) disse que o Hospital das Clínicas é uma unidade de retaguarda que atendem as demandas da rede estadual de saúde, e que a estrutura encontra-se atualmente passando por reforma e ampliação, já que será gerenciada pelo Governo Federal, tornando-se o primeiro hospital universitário de Roraima.

Sobre a paciente, a Pasta esclareceu que ela deu entrada na unidade na terça-feira, 29, transferida da maternidade, ocasião em que passou por tomografia.

Informou ainda que os agendamentos dos exames de Endoscopia e Colonoscopia foram solicitados ao Núcleo Interno de Regulação do Hospital Geral de Roraima. E, de acordo com o Enunciado nº 93 do Conselho Nacional de Justiça, a espera por consultas e exames no Sistema Único de Saúde pode ser de até 100 dias, e de até 180 dias para cirurgias e tratamentos.

Por fim, a Sesau orientou que qualquer reclamação referente ao atendimento ou problemas na estrutura deve ser comunicada à direção geral ou à Ouvidoria.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

30 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

2 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

3 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago