Saúde

Filha de idosa com câncer no útero denuncia cancelamento de cirurgia após 4 horas de espera no centro cirúrgico do HGR

Rakel Lacerda, filha de uma idosa, a Sebastiana Lacerda, de 75 anos, que sofre com um câncer no útero, denunciou que a mãe teve a cirurgia cancelada na manhã desta quinta-feira (27) após dar entrada no centro cirúrgico no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Conforme Rakel, a equipe do hospital entrou em contato para que a mãe fizesse os exames. E, assim, fosse internada na quarta-feira (26). A idosa estava há três meses na fila de espera das cirurgias eletivas para realizar um procedimento chamado laparotomia.

“Ligaram, ela fez os exames pré-operatórios e então ela se internou ontem para fazer a cirurgia pela manhã. Foram 12h de jejum. Quando foi 6h da manhã buscaram ela no leito para levar para o centro cirúrgico e ficamos aguardando”. explicou.

No entanto, Rakel disse que após horas de espera a mãe voltou da sala de cirurgia. Mas sem realizar nenhum procedimento.

“Com um tempo, a gente ouviu nos corredores que as cirurgias seriam canceladas […] e ficamos aguardando. Quando foi 4h depois a minha mãe retornou sem ter feito a cirurgia e mandaram apenas aguardar. E não deram nenhum motivo”.

Sem explicações

A filha da idosa também falou que o médico foi até o quarto dela. Mas ainda assim, não justificou o cancelamento da cirurgia. Do mesmo modo, Rakel também procurou a direção do HGR em busca de resposta. E, semelhantemente, não houve uma resposta.

“Ele [médico] só falou para aguardar um nova data. A direção, a única coisa que falou foi que foram ordens da Sesau. Não deram previsão. A única coisa que anotaram no prontuário é que as cirurgias do dia 27 tinham sido canceladas.”

‘Constrangimento’

Rakel relatou à reportagem que também já tentou recorrer à saúde privada para resolver o problema de saúde da mãe. No entanto, a família não tem condições financeiras. E assim, depende da saúde do Governo.

“A gente até tentou, mas é um valor absurdo. Não temos condições e não estaríamos passando por todo esse constrangimento e transtorno que tem na saúde pública. Infelizmente estava na campanha o governador estava prometendo tudo direitinho. Agora saiu cancelando tudo e quem sai prejudicada é minha mãe, uma idosa”, desabafou.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com Sesau para posicionamento sobre o caso. Por meio de nota disse que vai verificar a denúncia.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

44 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

2 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

3 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

3 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago