Saúde

Filha de idosa com câncer no útero denuncia cancelamento de cirurgia após 4 horas de espera no centro cirúrgico do HGR

Rakel Lacerda, filha de uma idosa, a Sebastiana Lacerda, de 75 anos, que sofre com um câncer no útero, denunciou que a mãe teve a cirurgia cancelada na manhã desta quinta-feira (27) após dar entrada no centro cirúrgico no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Conforme Rakel, a equipe do hospital entrou em contato para que a mãe fizesse os exames. E, assim, fosse internada na quarta-feira (26). A idosa estava há três meses na fila de espera das cirurgias eletivas para realizar um procedimento chamado laparotomia.

“Ligaram, ela fez os exames pré-operatórios e então ela se internou ontem para fazer a cirurgia pela manhã. Foram 12h de jejum. Quando foi 6h da manhã buscaram ela no leito para levar para o centro cirúrgico e ficamos aguardando”. explicou.

No entanto, Rakel disse que após horas de espera a mãe voltou da sala de cirurgia. Mas sem realizar nenhum procedimento.

“Com um tempo, a gente ouviu nos corredores que as cirurgias seriam canceladas […] e ficamos aguardando. Quando foi 4h depois a minha mãe retornou sem ter feito a cirurgia e mandaram apenas aguardar. E não deram nenhum motivo”.

Sem explicações

A filha da idosa também falou que o médico foi até o quarto dela. Mas ainda assim, não justificou o cancelamento da cirurgia. Do mesmo modo, Rakel também procurou a direção do HGR em busca de resposta. E, semelhantemente, não houve uma resposta.

“Ele [médico] só falou para aguardar um nova data. A direção, a única coisa que falou foi que foram ordens da Sesau. Não deram previsão. A única coisa que anotaram no prontuário é que as cirurgias do dia 27 tinham sido canceladas.”

‘Constrangimento’

Rakel relatou à reportagem que também já tentou recorrer à saúde privada para resolver o problema de saúde da mãe. No entanto, a família não tem condições financeiras. E assim, depende da saúde do Governo.

“A gente até tentou, mas é um valor absurdo. Não temos condições e não estaríamos passando por todo esse constrangimento e transtorno que tem na saúde pública. Infelizmente estava na campanha o governador estava prometendo tudo direitinho. Agora saiu cancelando tudo e quem sai prejudicada é minha mãe, uma idosa”, desabafou.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com Sesau para posicionamento sobre o caso. Por meio de nota disse que vai verificar a denúncia.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

57 minutos ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

2 horas ago

II Feira de Resultados de projetos sociais do TJ/RR acontece neste sábado, 23

Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…

3 horas ago

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

17 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

21 horas ago