Saúde

Fiocruz alerta para reaparecimento de vírus que causam síndrome respiratória em crianças

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizou pesquisa que alerta para o reaparecimento de vírus que, assim como a Covid-19, causam a Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças de 0 a 9 anos.

A instituição divulgou o boletim Infogripe nessa quinta-feira (28). Bocavírus, parainfluenza, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e o rinovírus reapareceram e já vêm sendo registrados desde janeiro de 2021.

A análise revela que houve um aumento significativo de registros de VSR nesse período, com números semanais superiores aos observados para casos de Covid-19 nessa faixa etária.

“O VSR é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas”, diz a Fiocruz.

Conforme os dados, entre os dias 17 de setembro a 23 de outubro  foi observada uma estabilização de casos semanais de SRAG em valores entre 1.000 e 1.200, próximos ao que se registrou no pico de julho de 2020.

“O número de casos de SRAG segue abaixo dos picos de março e maio deste ano, porém mantendo valores superiores aos de 2020. Houve apenas um leve aumento nas últimas semanas em alguns locais, mas se mantendo dentro da média recente. O importante é destacar essa volta de outros vírus respiratórios gerando SRAG”, afirma o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, relata o boletim.

Entre a população adulta (20 anos ou mais), o estudo observou um predomínio praticamente absoluto de detecção de coronavírus entre os casos de SRAG.

Por outro lado, já no que se refere à crianças e adolescentes, o predomínio de SRAG se mantém na faixa de 10 a 19 anos, porém com maior presença de casos positivos para o rinovírus.

Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

O VSR é, de acordo com a Fiocruz, o mais preocupante dos vírus, pois é responsável por 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias durante o período de maior incidência.

Crianças com menos de cinco anos têm maior risco de desenvolver formas graves. Cerca de 10 a 15% dos casos em bebês menores de dois anos necessitam de internação hospitalar, às vezes, na UTI.

Roraima

O estudo mostra que 10 dos 27 estados brasileiros apresentam sinal de crescimento de casos da doença relacionada ao VSR nas próximas semanas. Roraima está entre esses 10 estados. Boa Vista também se destaca entre as capitais que tendem ao crescimento da doença.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Sine oferta 95 vagas para Roraima nesta segunda-feira, 25

Vagas são para pessoas com ou sem experiência

14 minutos ago

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

18 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

21 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

23 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

24 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

1 dia ago