Saúde

Gestante aguarda há três dias por cesárea na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth

Uma gestante, de 41 semanas, aguarda há três dias por um parto cesárea na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. O caso foi denunciado nesta quarta-feira (7) à redação.

Conforme o relato de uma amiga que preferiu não se identificar, ela está internada na unidade desde o último dia 5. Contudo já havia ido ao local outras vezes. No entanto, a equipe médica a orientava retornar para casa. Além disso, a paciente não tem sinais de que o parto deve ocorrer de forma normal.

“Já passou da hora de nascer e existem complicações quando a criança passa da hora de nascer. Ela ia para a maternidade e voltava para casa. Ou seja, forçam uma situação de parto natural sendo que já passou do momento e não tem outra opção a não ser a cesárea. A gente então fica com medo de que a criança nasça com alguma anomalia e são situações que deixam a gente com medo” explicou.

Do mesmo modo, a mulher disse que a gestante está apreensiva.

“Na segunda-feira (5) pediram para que ela retornasse à maternidade e ela está lá até hoje. Os médicos ficam aguardando que a natureza faça o seu trabalho. Ficamos então de mãos atadas. Já vimos enumeras denúncias, contudo, é preciso ainda que a população não se cale diante deste descaso com as vidas. Pedimos que as autoridades vejam o que está acontecendo na maternidade, porque é dever deles fiscalizar”, ressaltou.

Procurada, a Secretaria de Saúde (Sesau) por meio de nota negou as denúncias. E que “procedimento é feito conforme situação clínica de cada paciente, com avaliação constante.” Disse ainda que “uma cesariana possa ser uma cirurgia essencial e que salva vidas, ela poderia colocar mulheres e bebês em risco desnecessário de problemas de saúde em curto e longo prazos, se realizada quando não há necessidade médica.”

Outras denúncias

Esta não é a primeira vez que a reportagem denuncia a demora para a realização do procedimento. Em maio, por exemplo, o marido de uma mulher grávida de gêmeos, deu entrada na unidade com riscos de complicações no parto. No entanto os médicos disseram que a cesárea só aconteceria em último caso.

Leia mais:

Fonte: Rádio 93 FM

Polyana Girardi

Recent Posts

Homem é preso em Boa Vista por estuprar a própria filha durante sete anos

Atualmente com 13 anos, a vítima revelou que sofria abusos do pai desde os seis…

53 minutos ago

Sine oferta 109 vagas para Roraima nesta sexta-feira, 22

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

2 horas ago

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo

16 horas ago

Polícia faz buscas em casa de servidor público que furtou seis tablets da escola onde ele trabalhava em Boa Vista

Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…

17 horas ago

Contribuintes de Roraima têm até o final do ano para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…

17 horas ago

Jovens e crianças do projeto ‘Coral ArtCanto’ iniciam ensaios para o Natal da Paz 2024

Grupo terá 9 apresentações durante o maior espetáculo natalino de Roraima, contando com 150 coristas

18 horas ago