Saúde

Gestante aguarda há três dias por cesárea na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth

Uma gestante, de 41 semanas, aguarda há três dias por um parto cesárea na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. O caso foi denunciado nesta quarta-feira (7) à redação.

Conforme o relato de uma amiga que preferiu não se identificar, ela está internada na unidade desde o último dia 5. Contudo já havia ido ao local outras vezes. No entanto, a equipe médica a orientava retornar para casa. Além disso, a paciente não tem sinais de que o parto deve ocorrer de forma normal.

“Já passou da hora de nascer e existem complicações quando a criança passa da hora de nascer. Ela ia para a maternidade e voltava para casa. Ou seja, forçam uma situação de parto natural sendo que já passou do momento e não tem outra opção a não ser a cesárea. A gente então fica com medo de que a criança nasça com alguma anomalia e são situações que deixam a gente com medo” explicou.

Do mesmo modo, a mulher disse que a gestante está apreensiva.

“Na segunda-feira (5) pediram para que ela retornasse à maternidade e ela está lá até hoje. Os médicos ficam aguardando que a natureza faça o seu trabalho. Ficamos então de mãos atadas. Já vimos enumeras denúncias, contudo, é preciso ainda que a população não se cale diante deste descaso com as vidas. Pedimos que as autoridades vejam o que está acontecendo na maternidade, porque é dever deles fiscalizar”, ressaltou.

Procurada, a Secretaria de Saúde (Sesau) por meio de nota negou as denúncias. E que “procedimento é feito conforme situação clínica de cada paciente, com avaliação constante.” Disse ainda que “uma cesariana possa ser uma cirurgia essencial e que salva vidas, ela poderia colocar mulheres e bebês em risco desnecessário de problemas de saúde em curto e longo prazos, se realizada quando não há necessidade médica.”

Outras denúncias

Esta não é a primeira vez que a reportagem denuncia a demora para a realização do procedimento. Em maio, por exemplo, o marido de uma mulher grávida de gêmeos, deu entrada na unidade com riscos de complicações no parto. No entanto os médicos disseram que a cesárea só aconteceria em último caso.

Leia mais:

Fonte: Rádio 93 FM

Polyana Girardi

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

6 minutos ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

30 minutos ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

2 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

3 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

4 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

4 horas ago