Saúde

Governo Federal destina R$ 56,3 milhões ao Sistema Nacional de Transplantes

Após revisão do Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes (Qualidot), o Ministério da Saúde liberou R$ 56.364.215,01 para melhoria da capacidade de atendimento dos centros transplantadores do Sistema Único de Saúde (SUS). A publicação da medida ocorreu nesta segunda-feira (6), no Diário Oficial da União, com efeitos financeiros retroativos ao mês de setembro.

Dessa forma, os recursos vão ampliar o orçamento destinado a transplantes de órgãos e de medula óssea, de forma progressiva. A ação dá possibilidade dos centros transplantadores receberem acréscimo financeiro de 40% a 80%, conforme novos indicadores de volume, qualidade e segurança.

Conforme o Ministério da Saúde, a revisão do programa, instituído em 2022, mostrou falhas nos indicadores, metodologias e métodos estabelecidos anteriormente. Por meio de nota a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes informou que “tais problemas poderiam impedir o aporte adequado de fundos aos serviços”.

Com a nova classificação, os centros transplantadores, que atuam pelo SUS há mais de dois anos consecutivos e ininterruptos, terão acesso ao aporte conforme a modalidade de transplante e os pontos adquiridos após a revisão do Qualidot.

A nova classificação dos estabelecimentos já havia sido divulgada em portaria, do dia 14 de setembro, quando também foram estabelecidos os percentuais financeiros de 40%, para classificação de nível E, até 80%, para os estabelecimentos classificados como nível A.

Brasil avançou no número de transplantes

De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a agosto de 2023, o Brasil avançou 9,5% no número de transplantes, com 18.461 órgãos transplantados. Os números incluem orgãos como córnea e medula óssea.

Os dados estão em comparação ao mesmo período de 2022, quando realizaram 16.848 procedimentos. O aporte financeiro deve melhorar a assistência aos pacientes antes e pós-transplante, além de impactar o tratamento de intercorrências após os procedimentos.

As Centrais Estaduais de Transplantes e a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes serão os órgãos responsáveis por monitorar, a cada ano, os serviços dos centros transplantadores que atuam no SUS.

As avaliações dos procedimentos poderão ainda impactar na classificação dos centros de transplante. As mudanças ocorrem conforme os processos de assistência passem por melhorias e haja avanços tecnológicos que justifiquem novas revisões nos indicadores e metas.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

IFRR abre vaga para intercâmbio internacional na Argentina

Chamada pública oferece auxílio de R$ 10 mil para participação em programa de intercâmbio acadêmico…

19 minutos ago

Ex-assessor de ex-governador de Roraima relata ameaças, coação e transferência de bens após desaparecimento de R$ 7,6 milhões

Vítima relata ter sido ameaçada por coronel e coagida a transferir bens após suposto desaparecimento…

2 horas ago

Governo lança campanha contra violência em jogos

Ação relaciona álcool e agressões contra mulheres

2 horas ago

Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama

Produto é indicado para pacientes que foram previamente tratados com terapia endócrina

3 horas ago

Mais de 110 mil eleitores deixam de comparecer às urnas na eleição suplementar de Roraima; abstenção é de quase 30%

Apenas 270.558 pessoas exerceram o direito ao voto, conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral…

3 horas ago

Prazo para pagar inscrição do Enem termina hoje

Valor da taxa é de R$ 85, o mesmo cobrado na edição anterior

4 horas ago