Saúde

Hepatites Virais: Prefeitura segue no combate à doença com vacinação e diagnóstico precoce em Boa Vista

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatite Virais, comemorado na próxima segunda-feira, 28, a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), desenvolve ações contínuas de imunização e acompanhamento dos casos de Hepatite Virais por meio preservação, diagnóstico precoce e tratamento.

“As hepatites virais são doenças silenciosas que atacam o fígado e, muitas vezes, evoluem sem sintomas aparentes, podendo levar a complicações graves como cirrose e câncer hepático. A prevenção é a melhor forma de combater a doença, sendo a vacina um dos principais aliados“, explicou Romildo Azevedo, diretor de Vigilância Epidemiológica.

Vacinação e estratégias de prevenção

Em Boa Vista, a vacina contra a Hepatite B está disponível para crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes. Além disso, a vacina contra a Hepatite A é para crianças de 15 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Mesmo sem campanha ativa, o município adota estratégias de imunização, como a busca ativa nas escolas, estratégia que tem garantido bons resultados.

Entre janeiro e julho de 2025, forma mais de 28.801 doses da vacina contra Hepatite B, superando as 27.829 doses aplicadas em todo o ano de 2024. Por outro lado, a Hepatite A, foram 3.655 doses em 2025, em comparação às 4.530 no ano anterior.

Testagem, tratamento e acompanhamento

Os testes rápidos para hepatites virais estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista. Válido ressaltar que, para recebe a dose das vacinas, não há necessidade de agendamento.

Entre 2024 e 2025 (até o momento) foram 239 notificações de casos de hepatites virais no município. Pacientes que testam positivo recebem encaminhamento com o exame e diagnóstico médico para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Contudo, no caso de gestantes, o encaminhamento é para o Centro de Referência de Saúde da Mulher. Após a notificação feita pela UBS, a Vigilância Epidemiológica passa a acompanhar o caso até a conclusão do diagnóstico.

Ações externas

Durante ações externas, os testes e vacinas acontecem em praças, parques, terminais de ônibus e eventos oficiais do município como por exemplo, o Boa Vista Junina, Prefeitura Com Você e AgroBV. A iniciativa ocorre em tendas identificadas e visa aproveitar o grande fluxo de populares e facilitar a imunização de todos.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

44 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

2 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

3 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

3 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago