Erro ocorreu por volta das 22h da noite de ontem - Foto: Divulgação
Um homem, de 49 anos, ficou em estado grave após ter a alimentação injetada na veia no Hospital das Clínicas, na noite dessa terça-feira (14). Familiares do paciente denunciaram a situação ao Roraima em Tempo na tarde de hoje (15).
Jeová Silva de Melo está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital há cerca de um ano, após cair de uma árvore e furar o abdômen.
Conforme a esposa do paciente, Izoleide Melo, de 50 anos, Jeová deveria receber a alimentação por uma sonda direto no estômago.
Todavia, por engano, a técnica de enfermagem responsável pelo atendimento do paciente no turno da noite, injetou a dieta direto na veia, segundo Izoleide.
“O médico reuniu a família hoje e contou o que aconteceu, mas aí disse que não foi de propósito. Claro que a gente sabe que não foi de propósito”, relatou.
O acidente ocorreu por volta das 22h da noite de ontem, informou a esposa. No entanto, os médicos só avisaram a família do paciente hoje pela manhã.
“Ele [médico] foi chamado urgente para atender o paciente Jeová e quando chegou lá ele estava passando mal e verificou que o acesso de alimentação estava no acesso central de medicação, só que imediatamente foi retirado”, explicou.
Por causa disso, a esposa de Jeová conta que o estado de saúde dele piorou muito desde a última noite.
“Agora ele está muito mal, inclusive porque isso é causa de vida ou morte, qualquer um sabe que depois disso, a morte é quase certa. Agora ele está muito mal mesmo, gravíssimo”, contou.
Além disso, Izoleide Melo conta ainda que, antes do erro cometido pela profissional de saúde, o paciente estava bem, conseguindo falar com a família e amigos.
“Ele voltou para a ventilação mecânica, os rins estão comprometidos, cerca de 60%, por causa desse erro, e está com a saturação péssima também”, explicou.
A esposa afirma que a família está pensando em registrar um boletim de ocorrência para que o caso seja investigado.
Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que vai abrir sindicância para apurar o fato.
Disse, ainda, que o paciente está sendo acompanhado e continuará recebendo assistência da equipe médica, incluindo fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricional e de enfermagem da unidade hospitalar.
Ainda segundo a Sesau, qualquer cidadão pode procurar a Ouvidoria que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no prédio da secretaria, localizado na rua Madrid, nº 180, bairro Aeroporto.
Fonte: TV Imperial
Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos
Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo
O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária
Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…