Saúde

Hospital da Criança recebe novos profissionais para reforçar atendimento

A Prefeitura de Boa Vista realizou na manhã desta terça-feira (11) a cerimônia de abertura das ações de fortalecimento da Rede Municipal do SUS. O Hospital da Criança Santo Antonio recebeu 19 profissionais para reforçar o atendimento na unidade.

Nesse sentido, as articulações prefeito Arthur Henrique em Brasília resultou no reforço que chega ao hospital. A parceria ocorre com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

De acordo com o prefeito, a medida é importante para as crianças que recebem atendimento. Ressaltou também que a crise dos Yanomami, assim como a imigração venezuelana foram temas de reunião com a ministra da saúde que visitou o estado em março deste ano.

“Nós recebemos o presidente, recebemos a ministra da saúde, tive a oportunidade de conversar com a ministra e mostrar para ela que a crise é ainda maior. Além da questão indígena, tem também a questão da imigração aqui em Boa Vista. Hoje a gente começa um trabalho muito forte com a parceria da Secretaria Nacional de Assistência Especializada. Começa também a implantação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), um programa de nove meses. Vamos realizar uma reestruturação dentro do hospital”, explicou.

Além disso, Arthur destacou que o Governo Federal disponibilizou financiamento para enviar 14 profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Eles realizam serviços em São Paulo e estão em Boa Vista para ajudar na reestruturação da saúde na capital e melhorar o atendimento.

Prefeitura recebe apoio do Proadi e Ebserh

Entrada do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

Conforme o assessor da Diretoria de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência da Secretaria Nacional de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Fausto Soriano, a capital recebe dois movimentos realizados pelo Governo Federal. O programa Proadi-Sus e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Hoje a gente tem aqui o pessoal do Proadi através do Hospital Alemão Oswaldo Cruz que permanecerá no Hospital da Criança até dezembro. Tanto o projeto de reforço da Ebserh, que tem a pedido do Ministério da Saúde, apoiado muito o município de Boa Vista, enviando voluntários para compor o quadro […] também fazendo doação […]de insumos, medicamentos e equipamentos”, pontuou.

Do mesmo modo, a diretora executiva de Responsabilidade Social, Ana Paula Pinho, destacou como será a atuação do Proadi-Sus em Boa Vista.

“A gente vai atuar de uma forma rápida, mais efetiva, com um diagnóstico das principais dificuldades dessas instituições. Isso significa melhorar fluxo, aumentar a agenda de cirurgias, de procedimentos, diminuir dias de internação […] todos os processos hospitalares que estão diretamente envolvidos no cuidado do paciente”, finalizou.

Dessa forma, o HCSA recebe hoje 19 profissionais, que devem reforçar atendimentos na unidade. Entre esses profissionais estão médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistente administrativo, especialista em engenharia clínica, analista de ensino, diretor, coordenador e gerente.

Crise humanitária dos Yanomami e crise migratória Venezuela

De acordo com a Prefeitura, uma dos motivos desse reforço do Governo Federal é para combater duas crises que fazem parte da realidade da capital. A crise humanitária da terra indígena Yanomami e crise migratória Venezuela.

Nesse sentido, apenas no ano de 2023 o HCSA atendeu 2.859 migrantes, incluindo outras nacionalidades, como Guianeses.

A unidade de saúde também recebe crianças indígenas de diversas etnias. Desde janeiro deste ano, o hospital já atendeu, aproximadamente, 300 crianças indígenas. Por fim, uma principais causas das internações de crianças indígenas têm sido por doença diarreica aguda, desnutrição, desnutrição grave, pneumonia e malária.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

IEL-RR oferta vagas para programa de Bolsa de Inovação Tecnológica; inscrições seguem até 24 de maio

Bolsas chegam ao valor de R$ 1 mil. Programa está na sua 13º edição e…

12 horas ago

Roraima tem maior taxa de morte por intervenção policial do Brasil

Dados são do Mapa de Segurança Pública publicado neste ano; índice aumentou 225% entre os…

16 horas ago

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS

Este é o segundo imunizante que combate a doença pré-qualificado pela entidade

18 horas ago

Vila Olímpica de Boa Vista recebe etapa do ‘Meeting Paralímpico Loterias Caixa’

Mais de 100 competidores participaram do evento, nas modalidades de atletismo, natação e tiro com…

19 horas ago

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer, na Suíça

20 horas ago

Homem morre afogado no rio Branco ao tentar alcançar barco, em Boa Vista

Vítima de 35 anos morreu na região do Balneário Cat, após desaparecer na água; caso…

20 horas ago