Saúde

IBGE inicia coleta da Pesquisa Nacional de Saúde 2026

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, na última semana, a coleta da terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2026), realizada em parceria com o Ministério da Saúde.

A PNS é realizada por amostragem. Até 30 de novembro, cerca de 1,8 mil entrevistadores visitarão aproximadamente 140 mil domicílios distribuídos em todos os estados brasileiros.

O levantamento domiciliar vai coletar informações sobre as condições de saúde da população. Como hábitos de vida, acesso e utilização dos serviços de saúde, ocorrência de doenças crônicas, assim como fatores associados à qualidade de vida.

Os dados da PNS 2026 servem para acompanhar e avaliar políticas públicas, planejar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS). Do mesmo modo, fortalecer a saúde privada e monitorar o cumprimento de metas nacionais e internacionais relacionadas ao tema.

“Os resultados permitem conhecer melhor a realidade do país, apoiar estudos e pesquisas e subsidiar ações voltadas à promoção da saúde e à redução das desigualdades”, disse em nota o IBGE.

Exames de sangue e urina

O Instituto destaca que, na edição 2026, farão uma coleta de biomarcadores, por meio de exames gratuitos de sangue e urina, entre julho e outubro.

Uma amostra de 15 mil a 20 mil moradores com 35 anos ou mais, residentes em capitais e regiões metropolitanas, receberá o convite para participar da coleta domiciliar. Posteriormente, os participantes voluntários receberão gratuitamente os resultados dos exames realizados.

Os exames previstos incluem hemograma, lipidograma (mede as taxas de colesterol), hemoglobina glicada (mede a taxa média de glicose no sangue nos últimos três meses para diagnosticar pré-diabetes e diabetes). Também creatinina, ácido úrico, sódio, potássio, sorologia para Chikungunya. E a possível presença de metais pesados, como chumbo e mercúrio, no corpo.

Assim, as análises dos resultados das amostras permitirão produzir indicadores relacionados a doenças crônicas. Bem como fatores metabólicos, função renal, exposição a contaminantes ambientais, entre outros.

Questionário da pesquisa

Conforme orientação, durante a visita, o entrevistador do IBGE aplica um questionário com perguntas gerais sobre características do domicílio. Da mesma maneira as condições de saúde de seus moradores e os fatores que influenciam a qualidade de vida destas pessoas.

Entre os assuntos investigados estão doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, colesterol alto). Saúde da mulher, saúde da população idosa, saúde bucal e saúde mental. Também atividade física, alimentação, tabagismo, consumo de álcool, acidentes e violência. Além de doenças transmissíveis (dengue e Chikungunya, entre outras), pessoas com deficiência, cobertura por plano de saúde e uso dos serviços de saúde.

Em seguida, será selecionado aleatoriamente um morador com 15 anos ou mais, no domicílio pesquisado. Ele vai responder ao questionário individual da pesquisa. Como parte da coleta, os participantes selecionados para a entrevista individual terão aferidas a pressão arterial, o peso e a altura.

O objetivo é ampliar a qualidade das informações produzidas pela pesquisa e monitorar indicadores de risco à saúde como hipertensão arterial e excesso de peso corporal.

Todas as informações prestadas ao IBGE são confidenciais.

Participação da população

O IBGE destaca que a participação dos moradores dos domicílios selecionados é fundamental para garantir que os resultados representem adequadamente as condições de saúde da população do país. 

Por isso, se um pesquisador bater à porta, o IBGE orienta que o morador colabore e responda aos questionamentos.

Para realização da edição 2026 da Pesquisa Nacional de Saúde, os servidores do IBGE que estão em campo passaram por um treinamento nacional específico. Ou seja, que incluiu atividades voltadas à aplicação dos questionários, aos procedimentos de antropometria (medição física do corpo) e à aferição da pressão arterial.

Todos os cerca de 1,8 mil entrevistadores do IBGE deverão estar devidamente identificados com crachá, uniforme institucional e dispositivo eletrônico de coleta de informações.

Para verificar a identidade dos servidores e conhecer mais a pesquisa, a população pode acessar o site Respondendo ao IBGE ou ligar gratuitamente no telefone 0800 721 8181. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 8 horas às 21h30, no horário de Brasília.

Terceira edição

A primeira edição da Pesquisa Nacional de Saúde foi realizada em 2013. A segunda, em 2019 e a terceira ocorre neste ano. 

Com a nova pesquisa, será possível comparar indicadores das três edições e, desta forma, acompanhar mudanças no perfil de saúde dos brasileiros. 

Pela metodologia do levantamento, cada domicílio selecionado para amostragem representa um conjunto maior de domicílios com características semelhantes para, no fim, os resultados refletirem a realidade da população brasileira.

Fonte: Agência Brasil

Josiele Oliveira

Recent Posts

Moradores do Pintolândia negociam débitos com até 100 % de desconto em ação da Caer

Próximo sábado,18, a ação será na Escola Estadual Maria Sônia de Brito, no bairro Senador…

11 horas ago

Anac prevê punição a aéreas por separar famílias em voos

Resolução reforça direito de menores viajarem com responsáveis

12 horas ago

Ex-companheiro teria arrastado corpo de Daiely para área de mata

Daiely foi encontrada ainda com vida, mas morreu no hospital; acusado foi indiciado por feminicídio

13 horas ago

Crédito do Move Brasil para entregadores é adiado para 27 de julho

Mudança de data ocorreu para que fossem concluídos testes tecnológicos e operacionais

14 horas ago

Brasil é o quinto maior mercado de apostas online do mundo

Câmara debate os efeitos sociais, econômicos e de saúde pública

15 horas ago

Inscrições do Prouni são estendidas até este domingo

Prazo termina às 23h59; são mais de 470 mil bolsas em todo o país

17 horas ago