Miguel Francisco da Silva, de 82 anos, tem câncer de próstata e sofre com fortes dores que resultam muitas vezes em desmaios. O idoso relatou que aguarda há 3 anos para realizar uma cirurgia de prostatectomia pela Saúde de Roraima. Toda a situação do paciente foi informada à Rádio 93 FM, na manhã desta quarta-feira (21).
Quem denunciou a situação foi Adriano, um amigo de Miguel. Ele ajuda o senhor, que não tem nenhum familiar para auxiliá-lo.
De acordo com o homem, o idoso aguarda para fazer a cirurgia de parte ou de toda a próstata. Mas ele não consegue nem ao menos uma resposta da Secretaria de Saúde (Sesau).
“Ele é um idosos que não tem ninguém por ele. Ele tinha dado entrada na cirurgia muito antes, mas devido não ter ninguém, ele abandonou o primeiro pedido. Eu vir que ele estava passando muito mal e me ofereci para ajuda. Há três anos atrás a gente deu a entrada para uma cirurgia. Fizemos todos os laudos novamente e até agora nada foi feito”, disse.
Adriano, afirmou que já buscou a Sesau por várias vezes, mas a cada vez aparece um empecilho diferente. O seu Miguel já fez duas avaliações de risco cirúrgico. Na última tentativa, informaram que a cirurgia ocorreria ainda este ano.
Por outro lado, ao retornar nessa terça-feira (20), Adriano recebeu a informação de que as operações foram canceladas por falta de pagamento dos médicos.
“Fui na secretaria de saúde e me informaram que o governo ultrapassou o limite de gasto dos salários dos médicos e que foi bloqueado a conta deles. Por isso que não está tendo cirurgia, falaram que não vai ter e nem tem previsão de voltar. Isso me entristeceu, porque temos que passar por toda essa humilhação. E a gente tem que ver um ente querido morrendo na frente da gente é triste”, frisou.
Dessa forma, após Adriano questionar o cancelamento da cirurgia, ele afirma que a servidora que o atendeu disse que não falaria mais com ele, somente com algum familiar do paciente.
“Eu falei para ela que eles deveriam dá pelo menos uma esperança, ligar e informar o que está acontecendo. Se a gente não for lá, a pessoa passa 20 anos em casa e ninguém fala nada. Eu não preciso fazer isso, estou fazendo porque vejo que tem um ser humano precisando. A servidora falou na minha cara que não ia falar comigo porque eu não era familiar, eles sabem que ele não tem ninguém”, completou.
Enquanto o seu Miguel aguarda por essa cirurgia, ele conta com o apoio do amigo Adriano que busca ajudá-lo de alguma forma. Além disso, o idoso continua sofrendo com problemas psicológicos e físicos como a incontinência urinária, o que o faz usar fraldas geriátricas.
“Ele já idoso, já caiu e bateu a cabeça, aí começa a chora e fica deprimente. Ele não come, vivi se mijando porque as fraldas dadas pelo governo deixam ele com assadura. A gente que compra uma fralda mais confortável, e é caro. A gente chega nesses órgãos e somos tão maltratado e humilhado. Ele fala que eles querem que ele morra e chora”, finalizou Adriano.
A Secretaria de Saúde informou que o pedido de prostatectomia do paciente foi inserido na fila única do SUS em abril deste ano. A previsão de operação é para o início de 2023.
A Sesau esclarece ainda que as cirurgias eletivas no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) estão ocorrendo normalmente.
Fonte: Rádio 93 FM
Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro