Miriam Moura, filha do paciente Manoel Barbosa, de 87 anos, denunciou à reportagem que o pai não conseguiu realizar um raio-x em nenhuma das unidades de saúde do Governo do Estado. O idoso tem catarata e precisa do exame para fazer uma cirurgia e corrigir a visão.
Conforme Miriam, no dia 28 de abril, eles foram ao Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco para realizar o exame. Contudo, receberam a informação de que o governo perdeu a licitação com a empresa responsável pelo equipamento. Por isso, não seria possível fazer a impressão.
“A cirurgia dele está marcada para o dia 8 de junho. Ligaram na quinta-feira para levar ele. Aí na sexta-feira levaram, chegou lá e aconteceu isso. Só fizeram o hemograma, mas não bateu o raio-x. Aí a moça falou para ele que estava nessa situação, que não tinha como imprimir o resultado, uma coisa sem lógica. ‘Mas por que?’ porque o governo perdeu a licitação com a empresa”, disse.
Com isso, eles seguiram para o Pronto Atendimento Cosme e Silva, e mais uma vez, não conseguiram realizar o exame devido o equipamento não estar fazendo impressões.
Assim, eles foram encaminhados para a Clínica Médica Especializada Coronel Mota, só que dessa vez, a máquina de radiografia estava quebrada.
“Ele foi no Cosme e também estava a mesma situação. A moça indicou o Coronel Mota […] chegou lá no Coronel Mota, a máquina estava quebrada”, relatou.
Miriam explicou que a visão do olho esquerdo está prejudicando o idoso e que ele teme perder a visão.
“Todo dia ele reclama, todo dia ele diz ‘minha filha, eu estou perdendo a visão, minha visão está indo embora’, contou.
O Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que por meio de nota, disse que que foi realizada a manutenção nos aparelhos de raio-x do Hospital das Clínicas e Pronto Atendimento Cosme e Silva e que ambos já estão funcionando.
Já sobre o aparelho no Hospital Coronel Mota, a equipe de manutenção constatou a necessidade da troca de um componente do equipamento e fez a solicitação.
Fonte: Da Redação
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual