Saúde

Inep divulga edital para primeira etapa do Revalida 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou hoje (4) no Diário Oficial da União (DOU), edital para a realização da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023. As inscrições deverão ser realizadas no período de 16 a 20 de janeiro.

O valor da taxa é R$ 410, que deve ser paga até o dia 26 de janeiro. A prova será aplicada em 5 de março, nas seguintes cidades: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Revalida. Conforme o edital, para participar da primeira etapa do Revalida, o participante precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e possuir diploma de graduação em medicina “expedido por Instituição de Educação Superior Estrangeira, reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiro”.

O exame é composto por uma etapa teórica e outra prática que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

A primeira etapa (teórica) é formada pela avaliação escrita, com a aplicação de duas provas: uma prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha, e outra discursiva, composta por cinco questões.

Quem for aprovado na primeira etapa estará apto para se submeter a avaliação prática. O edital com o cronograma para a realização da segunda etapa ainda será divulgado pelo Inep.

Aplicado desde 2011, o Revalida tem por objetivo subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

12 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

13 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

14 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

15 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

16 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

16 horas ago