Saúde

Mãe de jovem com malformação na coluna e internada há mais de um mês no HGR, cobra por cirurgia para conter infecção no osso

Valdelia Pessoa é mãe de Enmily Pessoa de 19 anos. A jovem com malformação congênita da coluna vertebral por hidrocefalia, está internada há mais de um mês no Hospital Geral de Roraima (HGR) e aguarda a realização de uma cirurgia para conter uma infeção no osso chamada de cirurgia de osteomielite.

Entenda o caso da jovem

No dia 28 de fevereiro, Valdelia recebeu a informação que a filha passaria por dois procedimentos cirúrgicos. Um no fêmur e outro para conter a infecção no osso. No entanto, no dia 4 de março, ao fazer um exame de ressonância para verificar como estava a infecção no osso, o exame apontou que o procedimento não ocorreu.

“A ortopedia não fez a cirurgia de osteomielite e agora jogou a realização do procedimento para a cirurgia geral. Só que a cirurgia geral, joga para a ortopedia. Na sexta-feira [16], o médico ortopedista veio e disse que não precisava mais fazer a cirurgia”, explicou a mulher.

Além disso, Enmilly está com uma ferida próximo à virilha, que só pode receber tratamento se a equipe médica conter a infecção.

“Nossa preocupação é a infecção no osso. É uma debilidade que eles deveriam resolver e não resolveram. O médico que acompanha ela não pode fazer a cirurgia, pois a parte dele é só chamar os especialistas, só que um fala uma coisa e outro fala outra coisa”, explicou Valdelia.

Em busca de respostas

A mãe cobra respostas do hospital sobre a situação da filha. Do mesmo modo, também procurou o Ministério Público de Roraima (MPRR).

“Eu queria uma resposta do hospital já que já fui na ouvidoria do HGR, fui atrás do relatório do médico e dizem que não tem que o fazer. Já fui na ouvidoria geral do SUS. Enquanto isso, minha filha se encontra com calafrios, mão gelada, uma quentura no corpo e quase novamente entrando em crise de ansiedade. Fui no Ministério Público e eles querem um relato do prontuário, só que o hospital se nega a me entregar. E aqui estamos, nessa situação”, desabafou a mãe.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde (Sesau) para esclarecimentos sobre o caso. Por meio de nota, disse que a referida paciente não possui indicação de cirurgia no momento. E que a jovem segue sendo assistida pela equipe do HGR.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

IEL-RR oferta vagas para programa de Bolsa de Inovação Tecnológica; inscrições seguem até 24 de maio

Bolsas chegam ao valor de R$ 1 mil. Programa está na sua 13º edição e…

11 horas ago

Roraima tem maior taxa de morte por intervenção policial do Brasil

Dados são do Mapa de Segurança Pública publicado neste ano; índice aumentou 225% entre os…

15 horas ago

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS

Este é o segundo imunizante que combate a doença pré-qualificado pela entidade

17 horas ago

Vila Olímpica de Boa Vista recebe etapa do ‘Meeting Paralímpico Loterias Caixa’

Mais de 100 competidores participaram do evento, nas modalidades de atletismo, natação e tiro com…

18 horas ago

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer, na Suíça

19 horas ago

Homem morre afogado no rio Branco ao tentar alcançar barco, em Boa Vista

Vítima de 35 anos morreu na região do Balneário Cat, após desaparecer na água; caso…

20 horas ago