Saúde

Mais quatro indígenas morrem com quadro de malária e desnutrição em Roraima

Quatro indígenas, sendo três mulheres de 45, 49 e 63, e um adolescente de 16, morreram por complicações da malária e desnutrição. As vítimas estavam internadas no Hospital Geral de Roraima (HGR) e foram levadas em caixões de volta à Terra Yanomami.

Quem divulgou a informação foi o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-YY), Júnior Hekurari e confirmada pela Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau).

A mulher, de 49 anos, morreu no último sábado (18) e os outros três nesta segunda-feira (20).

Crise

No dia 20 de janeiro, o Ministério da Saúde decretou estado de emergência na Terra Indígena Yanomami após casos de desnutrição e malária na região. A medida ocorreu um dia antes da visita do presidente Lula a Roraima.

O chefe do Executivo descreveu como “desumano” o cenário da saúde indígena no estado. Ele afirmou ter assumido compromisso com caciques e outros representantes de dar dignidade aos povos. Além disso, Lula prometeu ainda acabar com o garimpo ilegal.

Saúde indígena

A saúde indígena de Roraima é de responsabilidade do Governo Federal e tem enfrentado muitos problemas nos últimos anos.

Tema de várias reportagens de nível nacional, o atendimento aos indígenas vive o pior momento. Isto devido a falta de gerência no Dsei Leste e Dsei Yanomami.

Os dois órgãos então não prestaram a devida assistência e os povos indígenas chegaram até mesmo a ficar sem remédios para todos os tipos de tratamento.

Desvio de medicamentos

Em novembro do ano passado, a Polícia Federal (PF) realizou operação com objetivo de investigar um esquema de desvio de recursos públicos federais do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y).

A PF cumpriu assim 10 mandados de busca e apreensão, no estado de Roraima, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

7 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

10 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

11 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

13 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

13 horas ago