Saúde

Maternidade Estadual não tem compressas para cirurgias

A Maternidade Nossa Senhora de Nazaré não tem compressa de pano para cirurgias. Pacientes da unidade de saúde denunciaram a situação nesta terça-feira (27) ao Roraima em Tempo. 

Conforme a denúncia anônima de uma paciente internada na maternidade, sem as compressas os médicos não realizam as cirurgias de parto cesárea.

“Viemos de Caracaraí e estamos aqui desde ontem esperando algum posicionamento. Perguntamos dos médicos e eles só dizem que ela não é prioridade e que não vão realizar a cesárea por falta de compressas”, explicou o acompanhante.

Ainda de acordo com a denunciante, o sentimento é de medo. “Por enquanto estamos saudáveis, mas a gente teme que algo aconteça com o bebê caso a cirurgia não seja realizada”, informou.

Falta de compressas no HGR

Servidores do Hospital Geral de Roraima (HGR) também denunciaram nesta terça-feira à reportagem a falta de compressas de pano na unidade. Todavia, o material é usado para dar banho em pacientes acamados.

Todavia, a falta do material não é novidade. Ela já dura mais de seis meses.

O Roraima em Tempo mostrou no início de junho que o item estava em falta há quatro meses. Por isso, os pacientes tomavam banho com atadura, que machuca a pele.

MPRR fiscaliza Maternidade

No dia 21 de julho o Ministério Público de Roraima (MPRR) fez uma fiscalização na Maternidade, depois de receber denúncia de um pai de um recém-nascido.

De acordo com o pai do bebê, a criança estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 13 de julho, por falta de um especialista para realizar o exame necessário.

Transferência

No início de junho, a Sesau transferiu as pacientes da Maternidade para um espaço improvisado no Hospital de Campanha. A justificativa do Governo foi a reforma geral do prédio. Na ocasião, o governador Antonio Denarium informou que em cinco meses entregaria a unidade reformada.

Citada

A Secretaria de Saúde informa que na tarde de terça-feira, 27, a Coordenação de Assistência Farmacêutica reabasteceu o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth com os kits de compressa, utilizados nas cirurgias.

Reforça que os estoques das unidades de saúde são reabastecidos conforme solicitação de cada unidade hospitalar. Assim que os pedidos chegam à CGAF são atendidos de forma imediata, garantindo a continuidade do serviço prestado à população.

Fonte: Da Redação

Bryan Araújo

Recent Posts

Empresa que fornece alimentação para unidades de saúde em RR desiste de contrato por atrasos de pagamentos da Sesau que resultaram em dívida de R$ 12,4 milhões

Em ofício enviado à pasta, a firma manifestou desinteresse na renovação do contrato, que vence…

26 minutos ago

Criança de 4 anos é encontrada morta em residência no bairro Canaã

Mãe da criança não estava em casa quando testemunhas encontraram o corpo enrolada em um…

40 minutos ago

Sine oferta 63 vagas de emprego nesta quinta-feira, 4, em Roraima

Atendimentos funcionam no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), Casa do Cidadão e no Centro…

3 horas ago

Assembleia aprova PL que define Diretrizes Orçamentárias para Roraima em 2025

As Diretrizes Orçamentárias são fundamentais porque estabelecem as regras e prioridades para a elaboração do…

13 horas ago

Moradores do bairro João de Barro usam encanação improvisada por falta de sistema de abastecimento de água

Caer iniciou a construção em maio de 2022 com prazo de conclusão de seis meses,…

15 horas ago