Medicamentos destinados à saúde indígena, foram encontrados em uma casa abandonada, no bairro São Francisco, nesta quarta-feira (31).
A Polícia Civil de Roraima (PCRR) se encontra no local fazendo diligências, além disso, a Polícia Federal (PF) também foi acionada.
Veja vídeo:
O Ministério da Saúde foi quem enviou os medicamentos que deveriam ser entregues na Terra Yanomami. Conforme apurado pelo jornalista @brunoperez1, parte dos medicamentos estão vencidos desde 2021 e tem a venda proibida.
A equipe também encontrou boa parte das medicações escondidas dentro de uma fossa.
O Roraima em Tempo, entrou em contato com o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami Dsei-Yanomami (DSEI-Y) para esclarecimentos sobre o caso. Por meio de nota, disse que “não tem nenhum posicionamento sobre o fato ocorrido” e que aguarda a investigação da Polícia Federal.
Em novembro de 2022, a PF havia investigado o desvio de medicamentos no Dsei. Na época, a polícia cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em Roraima expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal.
Assim, o inquérito policial foi instaurado após o recebimento de um inquérito civil, conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF). Ele então apurou notícias divulgadas pela imprensa que relatavam a falta de medicamentos para malária e verminoses na Terra Indígena Yanomami.
Por fim, diligências do MPF identificaram, dentre outras irregularidades, o recebimento do vermífugo albendazol em quantidades inferiores ao adquirido pelo órgão. Logo, além destes remédios, houve suspeitas de que apenas 30% de mais de 90 tipos de medicamentos fornecidos por uma das empresas contratadas pelo DSEI-Y foram entregues. Já em outubro de 2023, ocorreu a segunda fase da operação.
Fonte: Da Redação
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…
Luciano Queiroz foi condenado em 2009, por participar de um esquema de prostituição de crianças…
Modalidade é voltada para compra de itens como órteses e próteses
Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Atualmente com 13 anos, a vítima revelou que sofria abusos do pai desde os seis…