Saúde

Medicamentos destinados aos Yanomami são encontrados em casa abandonada em Boa Vista; veja vídeo

Medicamentos destinados à saúde indígena, foram encontrados em uma casa abandonada, no bairro São Francisco, nesta quarta-feira (31).

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) se encontra no local fazendo diligências, além disso, a Polícia Federal (PF) também foi acionada.

Veja vídeo:

O Ministério da Saúde foi quem enviou os medicamentos que deveriam ser entregues na Terra Yanomami. Conforme apurado pelo jornalista @brunoperez1, parte dos medicamentos estão vencidos desde 2021 e tem a venda proibida.

A equipe também encontrou boa parte das medicações escondidas dentro de uma fossa.

O Roraima em Tempo, entrou em contato com o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami Dsei-Yanomami (DSEI-Y) para esclarecimentos sobre o caso. Por meio de nota, disse que “não tem nenhum posicionamento sobre o fato ocorrido” e que aguarda a investigação da Polícia Federal.

Suspeita de desvio

Em novembro de 2022, a PF havia investigado o desvio de medicamentos no Dsei. Na época, a polícia cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em Roraima expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal.

Assim, o inquérito policial foi instaurado após o recebimento de um inquérito civil, conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF). Ele então apurou notícias divulgadas pela imprensa que relatavam a falta de medicamentos para malária e verminoses na Terra Indígena Yanomami.

Por fim, diligências do MPF identificaram, dentre outras irregularidades, o recebimento do vermífugo albendazol em quantidades inferiores ao adquirido pelo órgão. Logo, além destes remédios, houve suspeitas de que apenas 30% de mais de 90 tipos de medicamentos fornecidos por uma das empresas contratadas pelo DSEI-Y foram entregues. Já em outubro de 2023, ocorreu a segunda fase da operação.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Alunos de oficina do Projeto Crescer aprendem sobre ecologia, produção de adubos orgânicos e cuidados com o meio ambiente

Oficina de Educação Ambiental e Compostagem, promovido pela Prefeitura de Boa Vista atende 47 jovens…

46 minutos ago

Por falta de oxigênio na ‘nova’ maternidade, bebê morre e família denuncia negligência

Reforma do prédio, que atrasou por cerca de três anos, foi entregue no dia 6…

3 horas ago

Enquanto empresas suspendem serviços por falta de pagamento da Sesau, Proftalmo de Hiran Gonçalves recebe rigorosamente em dia

Governo do Estado mantém há anos contrato milionário com empresa de oftalmologia do senador

3 horas ago

Mais de 100 escolas municipais participam da 4ª Feira de Iniciação Científica em Boa Vista

Evento começa nesta terça-feira, 17, e segue até o dia 19 de setembro, na Escola…

4 horas ago

Servidores da maternidade de lona denunciam falta de segurança, após tentativa de invasão no local

Governo do Estado anunciou neste fim de semana que a estrutura está desativada, no entanto,…

5 horas ago