Saúde

Mesmo com decisão judicial, paciente que precisa de sonda tem dificuldades para receber material da Sesau, diz denúncia

Andrey Carvalho de Souza tem 34 anos, era entregador e foi vítima de um acidente de trânsito em setembro de 2012, que provocou lesões em sua coluna vertebral. Por conta delas, ele ficou paraplégico e perdeu o controle da bexiga. Desde então, ele relatou em entrevista à TV Imperial que precisa de uma sonda para depositar a urina que elimina do corpo.

Sem ela, a drenagem não é feita de forma correta, o que pode arretar em uma infecção urinária e no comprometimento dos rins. Isso pode fazer com que ele volte a passar por sessões de hemodiálise que precisou no início da recuperação.

Em janeiro de 2024, Andrey conseguiu que a Justiça obrigasse o Governo do Estado a fornecer a sonda. Em julho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o material estava disponível para retirada e pediu a extinção do processo. Mesmo assim, as dificuldades continuaram.

“Minha mãe foi lá fazer retirada e negaram a primeira vez. Se negaram e eu entrei em contato com o pessoal do Tribunal de Justiça, o pessoal do Tribunal de Justiça entrou em contato com a Secretaria, a assessora da Secretaria entrou em contato comigo e foi quando ela conversou e falou: pode ir lá fazer a retirada da sonda, porque eles são orientados a falar que não tem. Mas quando é uma decisão judicial, a gente libera. E foi quando a minha mãe foi lá e buscou 720 sondas em junho”, explicou o paciente à reportagem da TV Imperial.

Dificuldades

Apesar da decisão da Justiça Estadual ter saído em janeiro deste ano, Andrey só soube dela em julho. As retiradas na Coordenadoria Geral da Assistência Farmacêutica do Estado, no bairro Santa Tereza, deveriam ocorrer a cada três meses. No entanto, o segundo lote, que deveria ter sido retirado no início de outubro, não estava disponível.

Andrey contou à TV Imperial que, nesta segunda-feira (7), tirou do próprio bolso R$ 500,00 para comprar cerca de 370 sondas. Ele pede que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) cumpra a determinação judicial.

“Esse dinheiro é o que a gente tira da comida. Não posso mais sair para ter lazer, porque tenho que guardar dinheiro para comprar sonda, sendo que é um material que a gente podia receber pelo Governo. Eu quero fazer um apelo ao governador, que ele preste atenção, que ele faça uma averiguação para saber o que está acontecendo na Segaf, porque tenho certeza que, ele por ser pai de um filho com deficiência, ele não concorda com isso. Eu quero acreditar que ele não sabe o que está acontecendo. A Segaf está negando medicação, está negando insumos com aval da Secretaria de Saúde. Eu quero acreditar que ele não sabe, porque se ele souber, vai ser uma total falta de respeito até com o próprio filho, porque o filho dele é PCD”, salientou.

Fonte: TV Imperial

Lara Muniz

Recent Posts

Prefeito Arthur Henrique acompanha última etapa da obra do Centro Especializado em Reabilitação

Unidade será voltada ao atendimento integral de pacientes com deficiência física, auditiva, intelectual e visual,…

2 horas ago

Professor universitário é preso suspeito de estuprar adolescente em Boa Vista

Vítima é neta de consideração do professor e sofria violência desde os seis anos. Ela…

2 horas ago

Loja de tecidos pega fogo no centro de Boa Vista; veja vídeo

Loja está localizada ao lado do terminal de ônibus José Campanha Wanderley

3 horas ago

UFRR sedia encontro de professores e intérpretes de línguas indígenas; inscrições estão abertas

Evento acontece entre os dias 16 e 18 de outubro. Programação inclui conferências, mesas-redondas, grupos…

3 horas ago

MP Eleitoral entra com ação contra 32 candidatos de Boa Vista por derramamento de santinhos em locais de votação

Caso a representação seja aceita pela Justiça Eleitoral, os candidatos devem pagar multa que varia…

5 horas ago

Recebendo aulas on-line, menino de 11 anos pede ao governador de Roraima para concluir obra da Escola Elza Breves, em reforma há 2 anos; veja vídeo

Acordo entre Ministério Público e Governo do Estado tem prazo de 18 meses para conclusão…

5 horas ago