Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Ministério da Saúde abriu inscrições para 1.524 vagas em novo edital do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), voltado à atuação na Atenção Primária à Saúde (APS) . O 45º ciclo tem como objetivo dar continuidade às ações de aperfeiçoamento na APS em regiões prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições podem ser feitas até o dia 8, por meio da Plataforma de Gerenciamento de Programas de Provimento. Atualmente, mais de 26 mil médicos atuam em todo o país pelo Programa Mais Médicos.
O edital reforça a política de equidade no SUS, com a ampliação de cotas estruturadas que contribuem para melhorar a cobertura em comunidades vulneráveis, incluindo territórios indígenas. São 1.351 vagas para equipes de Saúde da Família (eSF), 75 para equipes de Consultório na Rua e 98 para Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Os profissionais selecionados atuarão por 48 meses.
De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, a iniciativa amplia a cobertura assistencial. Também fortalece a presença de médicos em regiões com maior escassez de profissionais.
“Esse programa de formação é fundamental para reduzir a falta de especialistas nas nossas cidades, sobretudo nas regiões que mais precisam. Por isso, sempre destaco que a inserção de especialistas no SUS potencializa a resolutividade da Atenção Primária. Assim fortalece os fluxos assistenciais entre os diferentes níveis de atenção, qualificando o cuidado prestado à população”, destacou Proenço.
O edital integra estratégias de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do SUS, promovendo a articulação entre ensino, serviço e comunidade, com atividades que aliam formação e prática assistencial.
Fonte: Agência Gov com informações do Ministério da Saúde
Espaço reúne instituições de ensino, apresenta plataforma de educação empreendedora e amplia o acesso dos…
Roraimenses passam a contar com serviço que integra banda larga fibra, TV e telefonia móvel…
Dia Mundial do Chocolate é comemorado hoje
Com o impacto, vítima que é deficiente auditiva, foi arremessada por alguns metros e segue…
Processo seletivo é voltado para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos que desejam…
Em 2019, André Fernandes foi denunciado pelo MP por usar presos para construir uma cerca…