Saúde

Ministra da Saúde diz que nutrição das crianças indígens teve ‘avanço importante’ após visitar TI Yanomami

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve na Terra Indígena Yanomami nesta quinta-feira (2). Após a visita, ela afirmou em coletiva de imprensa que a viagem mostrou um “avanço importante” na nutrição das crianças indígenas.

A comitiva estava em Roraima desde quarta-feira (1º) para analisar a situação da crise humanitária da população Yanomami. Na oportunidade, a equipe foi à Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) e ao Hospital da Criança Santo Antônio, que também presta apoio aos Yanomami.

Em janeiro, o secretário de Saúde Índigena, Ricardo Weibe Tapeba comentou sobre a construção de um Hospital de Campanha dentro da terra indígena. Perguntada sobre a medida, Nísia informou que ainda não há previsão em virtude de uma questão logística.

“Para o Hospital de Surucucu [….] nós estamos vendo o plano para envio do material. Então tem toda uma questão logística que eu tratei com o Comando Unificado da Amazônia para nós vermos a melhor condição de implantar [o hospital]. Então nós ainda não temos uma data, porque nós temos que resolver essa questão logística. Mas nós já temos alguns profissionais no território, já temos material em Boa Vista Faremos isso com celeridade”, explicou.

Sobre a nutrição de crianças Yanomami, a ministra trouxe boas notícias: avanço. Anteriormente, na primeira vinda da comitivida a Roraima com o presidente Lula, foi encontrada uma situação descrita como “desumana” pelo chefe do Executivo. Vários indígenas em grave estado de desnutrição, assim como superlotação na Casai. Agora, conforme Nísia, o Ministério da Saúde acompanha uma evolução. “Temos recuperado crianças e isso é um motivo de grande alegria para nós”, finalizou.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

38 minutos ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

1 hora ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

2 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

3 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

4 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

4 horas ago