Saúde

MP recomenda interdição imediata da área de preparo de alimentos do HGR e pede providências urgentes à Sesau

O Ministério Público de Roraima recomendou que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) interdite imediatamente a área de preparo de sucos e manipulação de alimentos do Hospital Geral de Roraima (HGR), após constatar graves irregularidades sanitárias.

Conforme o órgão, uma inspeção realizada no dia 15 de dezembro do ano passado apontou uma série de problemas estruturais no Setor de Nutrição e Dietética da unidade, incluindo esgoto sem vedação, acúmulo de água servida, fiação elétrica exposta, presença de materiais de limpeza em área inadequada e condições que favorecem a entrada de pragas e vetores.

O relatório também indica que pisos, paredes e tetos estão em condições incompatíveis com as normas sanitárias, o que compromete a segurança alimentar.

Além disso, a Promotoria destacou que chegaram ao órgão denúncias de pacientes relatando a presença de insetos e larvas nas refeições fornecidas pelo hospital.

Com isso, o MP recomendou a interrupção das atividades no atual local, assim como a transferência da produção para a sede da empresa contratada.

O Ministério Público também pede que a Sesau apresente, em 30 dias, um relatório detalhado com as ações realizadas para o cumprimento da recomendação.

Citada

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que recebeu a recomendação do Ministério Público e, além disso, afirmou que todas as medidas estão em andamento. Conforme a Pasta, foi assinado uma ordem de serviço para a conclusão imediata da obra de adequação e reforma da cozinha do Hospital Geral de Roraima, o que atenderá à recomendação dentro do prazo estabelecido.

Ainda de acordo com a Sesau, atualmente, a produção da alimentação hospitalar acontece em uma cozinha industrial fora da unidade, atendendo às exigências sanitárias.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Cooperativa recebe plantadeira da prefeitura para fortalecer agricultura familiar na zona rural

Equipamento integra as ações de reinvestimento do Plano Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA)

13 minutos ago

Masamy Eda deixa sede da Polícia Federal acompanhado de advogado

Ex-deputado foi flagrado se desfazendo de celular ao perceber a presença da Policia Federal

54 minutos ago

Masamy Eda é preso pela Polícia Federal

Ex-deputado foi flagrado se desfazendo de celular durante cumprimento mandado da PF

3 horas ago

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Sal foi reprovado em teste de iodo; pó contém materiais plásticos

3 horas ago

Prazo para aderir ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Pedido é online e vale para MEI, micro e pequenas empresas

4 horas ago

Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS

Prazo de devolução de descontos indevidos acabaria em 14 de fevereiro

5 horas ago