Saúde

Mulher com cisto gigante aguarda há sete meses por cirurgia em RR

A servidora pública Silvia Nunes dos Santos, de 47 anos, aguarda há sete meses por uma cirurgia para remoção de um cisto no Hospital Geral de Roraima (HGR). A situação foi denunciada ao Roraima em Tempo na tarde de hoje (4).

Conforme a irmã da paciente, Simone Nunes, de 44, o cisto fica na região do abdômen e tem mais de cinco litros de líquido. O tamanho equivale à barriga de uma pessoa grávida de nove meses, afirma Simone.

“Ela já tem o rim atrofiado por conta desse cisto. O cisto comprime o pulmão e o estômago dela. Ela come muito pouco, respira com dificuldade”, relata Simone.

Ainda segundo Simone, a irmã descobriu o cisto em março deste ano. No mês seguinte, entrou na fila de espera da oncologia do HGR. Contudo, desde então, não conseguiu fazer o procedimento.  

“Ela está muito debilitada. A situação é muito difícil, ela já sente o desconforto por causa da barriga e sem falar das dores. E não tem nenhum acompanhamento médico”.

Cirurgia cancelada três vezes

Com a demora para a realização da cirurgia, Simone afirma que a família chegou a entrar na Justiça para tentar agilizar o processo.

Logo depois, o governo informou aos familiares que o procedimento seria feito no dia 14 de outubro. Contudo, foi cancelado pelo HGR. 

“Ela internou no dia 13, mas 3h depois da internação informaram que ela não poderia fazer a cirurgia porque o HGR estava sem material”, disse Simone.

Na semana seguinte, a cirurgia foi reagendada para o dia 28 de outubro. No entanto, segundo Simone, o HGR cancelou dois dias antes.

Por fim, o procedimento foi reagendado para hoje (4). De acordo com Simone, sua irmã chegou a ser internada ontem (3) no Hospital das Clínicas, porém, a cirurgia não ocorreu mais uma vez.

“Ela devia ter sido levada de ambulância para o HGR, mas não foi. Quando o médico chegou no centro cirúrgico, viu que ela não estava lá e cancelou a cirurgia. Alguns minutos depois, a ambulância chegou com a minha irmã no HGR”

Citados

Ao Roraima em Tempo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a paciente segue internada no Hospital das Clínicas, “recebendo acompanhamento e sendo preparada para a realização da cirurgia, que deve ocorrer após o contato com a equipe de oncologia do HGR”.

Além disso, segundo a Sesau, o transporte de Silvia para o HGR demorou devido à “alta demanda de pacientes classificados como casos de urgência”

Fonte: Da Redação

Juliana Dama

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

11 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

14 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

15 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

15 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

15 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

17 horas ago