Saúde

Mulher sofre há quatro anos com hérnias na barriga e família relata dificuldade para conseguir cirurgia pela Sesau

A dona de casa Jéssica Silva procurou a reportagem da TV Imperial para relatar o sofrimento da tia, que vive há quatro anos com duas hérnias na barriga. Apesar dos esforços, a família tem dificuldades para conseguir uma cirurgia para a mulher pela rede pública de Roraima.

“Eu procurei o hospital e não tive nenhuma resposta. Fizeram uma tomografia, ela já passou pelo cirurgião no Coronel Mota e só mandam ela voltar para fazer mais exames, mais exames, repetir, e nada é feito. Há três dias ela vem sentindo dor. Foi quando eu procurei o HGR. Chegamos às 19 horas lá, fizeram tomografia e exames. O que aconteceu? Eles falam que não é cirurgia de emergência, porque a hérnia não está sangrando, não está tendo coágulo maior, e que tem que aguardar”, contou Jéssica.

A sobrinha da paciente conta que a tia possui vários laudos e exames, sendo que a maioria deles já perdeu a validade. Ela conta que a mãe morreu por causa do mesmo problema e tem medo que a familiar passe pela mesma situação.

“Há cinco anos atrás eu perdi a minha mãe nessa mesma situação dentro do hospital. Depois de um mês morta foi que eles ligaram avisando que a cirurgia dela seria feita. E aí? Eles vão esperar a minha tia morrer também?”, questionou a mulher.

Sofrimento

A paciente narra as dificuldades que enfrenta no dia a dia por causa de sua condição de saúde e faz um apelo. “Eu peço que eles [Sesau] que eles vejam a minha situação, porque eu quero fazer essa cirurgia, porque [as hérnias] vem me prejudicando cada dia. Eu venho sentindo dores e é uma dor insuportável. Não consigo dormir, me dá ânsia de vômito […] Eu já perdi a minha irmã por causa disso”, desabafou.

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a paciente está registrada na fila do antigo Sistema IS4. Ressaltou que a mulher possui agendamento para esta sexta-feira, 18, no Coronel Mota para realização de exame de Raio-X, bem como agendamento para o dia 21 de consulta de Cardiologia – Risco Cirúrgico. E que o retorno com o médico ocorrerá assim que todos os exames estiverem prontos.

Por fim, a Sesau informou que a mulher será agendada para realização de cirurgia tão logo que os exames pré-operatórios sejam atualizados, tendo em vista que os pacientes remanescentes do antigo sistema IS4 têm prioridade para atendimento.    

Fonte: TV Imperial

Lara Muniz

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

54 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

1 hora ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

2 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

3 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

13 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

15 horas ago