Saúde

Mulheres são maioria dos vacinados contra Covid-19 em Roraima

Mulheres são maioria do público vacinado contra a Covid-19 em Roraima. Conforme dados do Vacinômetro, da Sesau, compilados até esta segunda-feira (9), elas representam 52% das pessoas imunizadas no estado.

De acordo com os números, 171.186 mulheres tomaram vacina contra a covid-19 desde o início da campanha de imunização em Roraima, em janeiro.

Em contrapartida, homens representam 48% das pessoas vacinadas no estado. No total, estão imunizados 159.486.

Faixa etária

Ainda conforme os números do Vacinômetro, jovens entre 24 e 20 anos são a maioria das pessoas acima de 60 anos vacinadas contra a Covid-19 em Roraima. No total, 20.286 pessoas nessa faixa etária tomaram a primeira dose.

Por outro lado, jovens entre 19 e 18 anos são minoria entre as pessoas acima de 60 anos vacinadas no estado. Ao todo, apenas 7.659 pessoas tomaram a primeira dose.

Doses aplicadas

Conforme o Vacinômetro, apenas 18,9% das pessoas do estado tomaram as duas doses ou a dose única da vacina contra o covid-19.

Além disso, o estado vacinou 57% dos moradores com a primeira dose.

No total, a campanha de imunização contra a covid-19 já garantiu a aplicação de 330.672 doses, sendo 249.059 primeira dose, 72.029 segunda dose e 9.584 doses únicas.  

Fake News

Segundo a médica infectologista, Alessandra Martins, o medo da vacina ainda impede Roraima de aumentar cada vez mais a cobertura vacinal em todo Estado. Por isso ela alerta que não se deve dar atenção a notícias falsas.

“As vacinas são totalmente confiáveis, seguras e foram validadas por meio de estudos sérios, desenvolvidos por instituições de prestígio e autorizadas pelos órgãos competentes. Por isso homens e mulheres, todos com idade acima de 18 anos, não devem ter medo de se vacinar”, ressalta.

A infectologista salienta que a desinformação e fake news tem levado uma parcela significativa dos roraimenses a não procurar os postos de vacinação, o que aumenta os registros da doença.

“A imunização deve ser coletiva e envolver todos os cidadãos incluindo homens e mulheres, idosos, adultos e inclusive, os adolescentes que estão liberados para tomar a vacina. É um ato fundamental para prevenir o agravamento, a hospitalização e principalmente a mortalidade, por isso não se deve perder a chance de tomar a vacina”, acrescentou.

Fonte: Da Redação

Bryan Araújo

Recent Posts

Prefeitura intensifica ações de combate ao mosquito da dengue em Boa Vista

Bairros com maior índice de infestação são: Centro, Calungá, São Vicente, 13 de Setembro, Asa…

11 horas ago

Divisão de Captura divulga fotos de presos que não voltaram da ‘saidinha’ do Dia das Crianças

População pode auxiliar denunciando através do WhatsApp: (95) 99131-4165 ou pelo Instagram: @dicap.rr

11 horas ago

Polícia divulga foto de mulher foragida, suspeita de aplicar golpe do empréstimo em idosos, indígenas e pessoas com deficiência em RR

Polícia pede para que qualquer informação sobre Eryca Menezes, entre em contato no 95-98414-1629

11 horas ago

Seis adolescentes são apreendidos por vandalismo em escola de Mucajaí

Vigia da escola viu pelas câmeras de segurança o momento em que o grupo invadiu…

12 horas ago

Policial militar de São Luiz do Anauá é preso por estupro de três crianças

Prisão ocorreu a pedido do Ministério Público de Roraima (MPRR), que também denunciou o PM

13 horas ago

Chico Rodrigues fala sobre emendas destinadas para Roraima

Senador também ressaltou a importância de informar a população sobre a aplicação dos recursos

13 horas ago