Saúde

Na maternidade de lona: mulher tem intestino perfurado durante parto e fica em estado grave

Na manhã desta sexta-feira (3), a família da paciente, Íris Karla Lima Trajano, entrou em contato com a reportagem para relatar mais um caso de negligência médica na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. A mulher realizou uma cirurgia cesariana e teve complicações, após uma perfuração no intestino.

De acordo com o marido de Íris, Cláudio Cabral, a situação começou no dia 11 de abril, momento que eles deram entrada na maternidade. Na ocasião, ele relatou que ao chegar na unidade, a encaminharam para a sala de cirurgia, para a cesária.

“Não permitiram a minha entrada e pediram para eu aguardar lá fora, na recepção, que quando o nenê nascesse eles iam me avisar. Ela entrou às 15h40 da tarde e teve o parto às 17h50. Eu achei estranho não me informarem nada, procurei a recepção e perguntei sobre minha esposa. Eu só fui saber dela, às 22h”, disse.

Conforme Cláudio, após descobrir que a mulher tinha passado por cirurgia, recebeu também a informação que a equipe médica havia encontrado um cisto no ovário da sua esposa.

“Me disseram que na hora que foram tirar o cisto, o ovário direito dela veio junto, mas nem eu e nem ela vimos isso acontecer. Depois disso, o médico veio e disse que ela tinha que passar sete dias na maternidade, sob os medicamentos. No sétimo dia a minha esposa teve alta, chegou em casa e ela continuou mal, vomitando e começou a fazer necessidade pela vagina, uma coisa que eu nunca vi na minha vida”, relatou Cláudio.

Mulher foi encaminhada para o HGR

Preocupado com o estado de saúde da esposa, Cláudio então retornou com ela, para a maternidade. “Voltamos para a maternidade novamente. Eles fizeram um exame de ultrassonografia vaginal, onde localizaram uma perfuração no intestino, aonde havia fezes. Um médico viu a situação e chamou um cirurgião, que encaminhou ela para o HGR [Hospital Geral de Roraima]”, contou.

No dia 25 de abril, levaram a mulher para o HGR. Os médicos iniciaram mais uma cirurgia para corrigir o problema no intestino.

“Ela foi direto para o centro cirúrgico, onde teve queda de pressão, impossibilitando a conclusão da cirurgia. Hoje ela está entubada e na UTI [Unidade de Terapia Intensiva], em caso grave. Na maternidade me informaram que o caso era simples, mas hoje minha esposa se encontra entre a vida e a morte, está nas mãos de Deus”. E complementou: “O que eu quero é justiça. Que as autoridades venham olhar para a saúde e para as pessoas. Que eles venham responder pelo erros cometidos”, finalizou.

Citada

Em notas a Secretaria de Saúde (Sesau), disse que ao tomar ciência do fato, imediatamente determinou abertura de procedimento para apuração da conduta médica.

O HGR encaminhou o processo à Direção Clínica da unidade hospitalar para avaliação, e, simultaneamente ao Conselho de Ética Médica do CRM-RR para apurar se houve imperícia ou negligência médica e, assim, adotar as devidas medidas corretivas.

Sobre o prontuário da paciente, os familiares de primeiro grau (pais ou esposo) devem solicitar formalmente no Serviço de Arquivamento Médico.

A Sesau afirmou ainda que não pactua com má conduta profissional nas unidades hospitalares e informa que todas as medidas foram adotadas para o devido esclarecimento dos fatos e a responsabilização. E orientou aos familiares a formalizarem a reclamação na Ouvidoria da unidade hospitalar.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Prefeitura de Boa Vista criou mais de 11 mil vagas na educação e vai entregar mais 10 escolas

Os bairros Pedra Pintada, Dr. Airton Rocha e Araceli estão entre os que ganharão novas…

15 horas ago

Mulher que perdeu bebê por falta de oxigênio na maternidade morre na UTI do HGR

Carmem Elisa foi transferida da maternidade para o HGR, após complicações no parto. Família denunciou…

16 horas ago

Eleições 2024: candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

Prisão só pode ocorrer em caso de flagrante delito

18 horas ago

Ministério da Saúde lança plano de ação para reduzir casos de dengue e outras arboviroses em RR

Em 2024, o estado registrou 625 casos prováveis de Zika, Chikungunya e Oropouche

20 horas ago

Homem é executado dentro de carro, em Boa Vista

Vítima estava dentro do veículo quando dois elementos chegaram de moto, um desceu e efetuou…

22 horas ago

Infraestrutura: ruas do bairro Caranã recebem obras de drenagem, recapeamento e urbanização

Recebem as obras as ruas Cícero Corrêa Melo Filho; SD. PM. Wilson Paulino da Silva…

23 horas ago