A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou, nesta segunda-feira (25), que o Brasil está seguro quanto ao abastecimento das vacinas que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A iniciativa distribui, anualmente, cerca de 300 milhões de doses para os 5.570 municípios brasileiros. Trata-se de um processo logístico complexo, com tempos diferentes de estado para estado, dada a extensão e diversidade territorial do país.
“A vacinação é a prioridade máxima do Ministério da Saúde, o que reflete nos nossos números. O aumento da cobertura continua sendo uma realidade. Não se pode falar de desabastecimento de vacina no Brasil”, destacou.
A ministra Nísia disse que a pasta tomou importantes medidas para diminuir o impacto da perda de vacinas. Por exemplo, por meio do remanejamento de doses para estados e municípios e doação internacional. Isso permitiu uma economia de R$ 252 milhões.
Ela lembrou que o Brasil saiu do ranking dos 20 países com mais crianças não vacinadas. “Fruto do desafio ao negacionismo, do esforço de realizar um planejamento de acordo com as realidades locais e também com a retomada das campanhas de vacinação”, detalhou.
O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, reforçou ainda que o PNI tem orçamento garantido para a aquisição de todas as vacinas, com cronogramas dos fornecedores para certificar a aquisição dos imunizantes.
Fonte: Da Redação
Itens produzidos serão entregues às famílias dos adolescentes no final do ano
Rhaysa de Souza, de 10 anos, foi convidada para participar da competição após também vencer…
Questionário deve ser preenchido até o dia 5 de dezembro
Criança nasceu no dia 4 de dezembro de 2023 e passou 13 dias na UTI…
Prola considera situação como inversão de valores, já que o Governo de Roraima não abriu…
Segundo o órgão, por causa do evento que acontece em Pacaraima, deve haver aglomeração de…