Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) - Foto: Ian Vitor Freitas/ Roraima em Tempo
Uma paciente está no Acre desde o dia 6 de janeiro para realizar sessões de radioterapia devido a um câncer na coluna. Desde então, segundo a mulher que preferiu não se identificar, ela ainda não recebeu nenhuma ajuda de custo do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) do Governo de Roraima.
A paciente conta que morava há muito tempo no Estado, mas precisou ir para o Acre para fazer o tratamento. E, apesar de estar na casa de familiares, ela conta que ainda passa por muitas dificuldades, por isso, necessita do benefício.
“Complicado a gente estar sem a ajuda de custo que o Governo tem que passar e a Sesau não se manifesta. A radioterapia não é que nem a quimioterapia. A radioterapia é seguida, todo dia, de segunda a sexta. E o hospital é muito longe da minha casa”, disse.
Ela destaca que já entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), mas até o momento não recebeu nenhuma informação concreta. “Recebemos o bilhete do TFD e em seguida viajei. Estou aguardando o governo assinar um convênio, exercício financeiro. Isso é o que a Sesau diz para mim. A gente pergunta e falam que estão aguardando o empenho desse ano. Fico no aguardo do setor financeiro se manifestar, muito difícil ficar longe de casa e não receber o valor que é dever do governo pagar”, relatou.
A paciente já passou por seis sessões e precisa fazer mais quatro. Enquanto isso, ela cobra o Governo do Estado pelo depósito da ajuda de custo.
“Eu estou aqui porque tenho minha família aqui no Acre, mas imagina os pacientes que viajam e não tem ninguém? A doença por si já deixa o paciente doente e não ter o apoio é mais difícil ainda”, concluiu a mulher.
Por meio de nota, a Sesau informou que a abertura do orçamento anual do exercício financeiro 2024 está prevista para ocorrer na próxima semana, o que permitirá o restabelecimento de pagamento de ajudas de custo para pacientes em TFD.
Fonte: Rádio 93 FM
Título concedido destaca o Pressem como referência em governança, transparência e sustentabilidade
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…