Saúde

PA Nova Amazônia: primeira UBS da zona rural de Boa Vista já registrou 5 mil atendimentos

Inaugurada há seis meses no PA Nova Amazônia, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Marta Almeida Machado tem se consolidado como um marco no desenvolvimento na zona rural de Boa Vista. Desde então, a UBS já registrou cerca de 5 mil atendimentos, tornando-se referência em acesso à saúde naquela região.

José Vilemar Botelho, de 65 anos, mora no PA desde a época de assentamento. Emocionado, ele conta que assistiu a chegada das obras de infraestrutura da Prefeitura e, principalmente, a implantação da UBS, lembrando das dificuldades que enfrentava quando precisava de atendimento médico.

“Era de uma carência enorme a gente sair de casa sem transporte atrás de atendimento. Hoje, eu venho aqui rapidinho, porque moro perto, resolvo todos os problemas que eu estiver sentindo, pego meus remédios e volto para casa feliz”, disse.

A médica Jéssica Marcos atua na unidade desde a inauguração. Para ela, muito além do aspecto profissional, trabalhar na UBS é uma realização pessoal. Filha de pais produtores, ela cresceu na região do PA e contou que o cuidado da Prefeitura com a saúde dos moradores daquela localidade é uma grande renovação e motivo de muita alegria.

“Hoje eu estou atendendo pessoas que me viram crescer, que viram o progresso chegando aqui no P.A. Então, a gente tem um vínculo muito bom, tanto aqui no consultório, como nas visitas domiciliares. A gente percebe que a integralidade do atendimento é melhor. A Prefeitura realmente inovou nesta região”, destacou.

Serviço de qualidade da zona urbana à zona rural

Seguindo o mesmo padrão encontrado em Boa Vista, a UBS oferta serviços essenciais como consultas médicas, odontológicas, testes rápidos e acompanhamento pré-natal, além da sala de vacinação, acolhimento, farmácia e programas como o Saúde da Família. Desde a inauguração, já foram mais de 12 mil procedimentos.

O diretor da UBS, Daniel Martins, comentou que os relatos de transformação na qualidade de vida dos usuários é a principal motivação da equipe. “Nossa UBS se tornou referência na zona rural. Tanto que, além de atender o PA, nós também recebemos  moradores do Truaru, Passarão e até do Taiano, que fica há 40km daqui”, contou.

Compromisso que reflete nas famílias

Para quem acabou de chegar na região, a opinião sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura não é diferente. A missionária Josiani Menezes da Silva acabou de se mudar para o Murupu com o esposo e os dois filhos. Ela contou que não chegou a precisar da unidade pessoalmente, mas sabe onde ir quando precisar.

“A gente que acompanha o trabalho do prefeito Arthur Henrique sabe bem a qualidade do serviço que é entregue. A gente chegar e já ter uma unidade aqui reflete nesse compromisso de desenvolvimento, pois antes as pessoas precisavam ir a Boa Vista. Eu só peço que Deus continue abençoando o prefeito e o seu trabalho em toda a cidade”, falou Josiani.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

16 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

33 minutos ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

1 hora ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

12 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

14 horas ago