Saúde

Paciente com diabetes gestacional aguarda há cinco dias por cesariana na Maternidade de RR

Uma paciente com diabetes gestacional internada na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth aguarda há cinco dias por uma cesariana na unidade. A cunhada dela procurou o Roraima em Tempo nesta sexta-feira, 4, para reclamar da situação.

A mulher deu entrada na maternidade nesta segunda-feira, 30, sentindo fortes dores. Atualmente, ela está na 41ª semana de gestação. A cunhada da paciente relatou à reportagem que, naquele dia, a equipe médica afirmou que não havia material para fazer a cesariana dela.

“No dia que ela chegou, falaram que ainda não tinham operado ela porque estavam sem material para cesárea. Foi assim que eles falaram, que eles estavam pegando material do HGR [Hospital Geral de Roraima] para trazer para a maternidade, porque aqui estava sem”, disse.

O problema agora é outro, conforme a denunciante: muitas emergências. “Falaram para ela que ela ainda não foi operada porque tem muito caso de emergência. Ontem [3] foi o dia das emergências, tipo, chega uma na mesma situação que ela, passa na frente dela. Era para ela ter sido operada ontem a noite. De ontem passou para hoje de manhã, mas até agora nada. A doutora disse que não tem nem previsão”, explicou a cunhada da paciente.

Gravidez de risco

Há cinco dias esperando pelo procedimento, a cunhada da paciente está preocupada com a situação, visto que se trata de uma gravidez de risco.

“Ela está na quarta cesárea e ela também está com diabetes gestacional. Já era para ter tirado essa criança no dia que ela chegou, só que eles querem humilhar, massacrar ela aqui dentro. Só porque já é a quarta cesárea dela ficaram falando que ela não podia ter engravidado de novo, que é de risco. Se é de risco, por que não fazem logo a cesárea dela?”, questionou a mulher.

O que diz a Sesau

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disse que a paciente segue sendo acompanhada pela equipe multiprofissional do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, tendo inclusive passado por avaliação médica às 7h30 desta sexta-feira, dia 04.

De acordo com a Pasta, o exame realizado nesta manhã apontou que a paciente e o feto seguem estáveis, sem alteração de batimentos cardíacos.

A Sesau afirmou ainda que não há falta de material para procedimentos cirúrgicos.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

‘Prefeitura com Você’: ação itinerante no bairro União levou saúde, lazer, educação e assistência social aos moradores

Com serviços cada vez mais próximos da população, evento garantiu praticidade e atendimento de qualidade,…

2 horas ago

Assaltante invade oficina em Boa Vista e acaba baleado no rosto após entrar em luta corporal com dono do estabelecimento

Suspeito apontava uma arma contra a cabeça de um funcionário quando o dono da oficina…

4 horas ago

Número de envolvidos em conflitos por terra salta para 900 mil em 2024

Comissão Pastoral da Terra mostra que disputas afetaram mais pessoas

4 horas ago

Ação integrada reforça fiscalização e segurança em espaços públicos de Boa Vista

Pontos estratégicos, do centro à zona oeste, foram vistoriados na noite de sexta-feira, 25

6 horas ago

Roraima confirma morte por dengue de mulher que morava em Pacaraima

Paciente de 48 anos, buscou atendimento no hospital do município, contudo, seu quadro médico piorou…

9 horas ago

Brasil concede refúgio para mulheres e meninas vítimas de mutilação genital

Lei brasileira garante proteção a nacionais de outros países que sofreram grave violação de direitos…

9 horas ago