Hemodiálise - Foto: Reprodução
A paciente Francisca Fernandes Lima Silva de 43 anos denunciou à reportagem que o Governo do Estado atrasou, pela 2ª vez, o pagamento de recursos do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Francisca faz tratamento de hemodiálise no Ceará e afirma que ela e a filha passam dificuldades com o atraso do repasse.
“Essa situação é muito humilhante, pois é um direito que eu tenho. É somente com essa ajuda de custo que consigo comprar as minhas medicações, pagar aluguel bem como a alimentação”, disse.
Anteriormente, em outubro deste ano, a paciente informou à reportagem que o Governo já estava há quase dois meses sem realizar o pagamento.
Segundo Francisca, ela tentou contato com a Secretaria de Estado da saúde (Sesau), mas não foi atendida. Ela diz que chega a ser constrangedor ter que cobrar todo mês o pagamento dessa ajuda de custos.
“Eles não nos dão explicações e preciso realmente dessa ajuda. O Estado não tem cumprido com esse auxílio. A ajuda de custo do mês de novembro não saiu ainda e é algo constrangedor pois temos que ficar cobrando. A Sesau não atende as nossas ligações e nem responde nossas mensagens. Essa situação é muito humilhante”, afirma.
E novembro, a Sesau informou por meio de nota de que o pagamento do TFD da paciente foi realizado pelo Fundo Estadual de Saúde no dia 29 do mesmo mês. Dessa forma, a paciente receberia o benefício até ontem (2).
Contudo, a Pasta enviou nova nota informando que vai analisar o laudo da paciente para realizar o pagamento.
Nesta sexta-feira (3), a Secretaria disse que houve um “equívoco na informação” sobre a data do pagamento da ajuda de custo para o TFD da paciente.
“Ocorre que foi pago o valor referente aos meses de setembro e outubro. Quanto ao pagamento referente ao mês de novembro, o laudo apresentado pela paciente recebeu liberação da junta médica do TFD e está seguindo os trâmites administrativos para a execução da ordem bancária”, finalizou a Sesau.
Fonte: Da Redação e Rádio 93 FM
Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…
Ministério Público Federal denunciou o empresário em 2022
Evento esportivo será na comunidade Darôra, com entrega de troféus e medalhas
Segundo relato, um dos socos teria atingindo o olho esquerdo causando hematoma
Casal estava ingerindo bebida alcóolica em Lethen/Guiana, quando iniciaram as discussões motivadas por ciúmes; homem…
Ações educativas e fiscalização ocorrem em estradas federais em todo o país