Hospital Geral de Roraima - Foto: Secom
Um paciente do Hospital Geral de Roraima (HGR) procurou a reportagem nesta quinta-feira, 24, para reclamar que o departamento de Serviço de Arquivamento Médico e Estatística (Same), responsável por armazenar prontuários, opera em apenas dois dias e com atendimentos limitados.
Conforme o denunciante, que preferiu não se identificar, o setor funciona apenas de segunda a terça-feira, quando há distribuição de apenas 40 senhas. “Fui ontem lá solicitar meu pedido e não tive como dar entrada, porque eles não atendem. Só no Estado de Roraima que serviços essenciais de atendimento são paralisados. Um Descaso total”, disse o paciente.
Ele relatou que procurou o Same para conseguir o próprio prontuário, necessário para um pedido de benefício previdenciário. No entanto, ficou surpreso ao se deparar com portas fechadas, até que recebeu a informação de que o atendimento só acontece em dois dias semana.
O Roraima em Tempo procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para posicionamento. Em nota, a Pasta disse que as seguintes mudanças estão em vigor desde janeiro de 2024 e ocorreram com a finalidade de otimizar os serviços, definindo regras para melhorar o fluxo, e operacionalizando de forma a garantir maior agilidade as solicitações realizadas pelos pacientes e/ou seus representantes legais.
Ressaltou que é uma medida de gestão e os horários de solicitações é das 09h às 12h observando que das 07h às 9h são priorizadas as entradas de pacientes oriundos da retaguarda e/outros advindo para procedimentos no Centro Cirúrgico e a partir das 13h segue o fluxo diário para atendimento de demandas.
Ainda conforme a Sesau, o atendimento das solicitações de prontuários acontecem após 30 dias, a partir da efetivação da alta. E após recebimento da solicitação/requerimento, o prazo para entrega do documento ocorrerá em até 20 dias úteis. No entanto, pode ser entregue antes conforme demanda e/ou prorrogado por igual período.
Em casos extraordinários, acontecerá uma análise e havendo viabilidade, sera deferida e as demais solicitações respeitaram a legislação vigente, e normas internas da unidade hospitalar.
Fonte: Da Redação
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