Saúde

Setor responsável por armazenar prontuários médicos no HGR só funciona dois dias por semana e com atendimentos limitados, reclama paciente

Um paciente do Hospital Geral de Roraima (HGR) procurou a reportagem nesta quinta-feira, 24, para reclamar que o departamento de Serviço de Arquivamento Médico e Estatística (Same), responsável por armazenar prontuários, opera em apenas dois dias e com atendimentos limitados.

Conforme o denunciante, que preferiu não se identificar, o setor funciona apenas de segunda a terça-feira, quando há distribuição de apenas 40 senhas. “Fui ontem lá solicitar meu pedido e não tive como dar entrada, porque eles não atendem. Só no Estado de Roraima que serviços essenciais de atendimento são paralisados. Um Descaso total”, disse o paciente.

Ele relatou que procurou o Same para conseguir o próprio prontuário, necessário para um pedido de benefício previdenciário. No entanto, ficou surpreso ao se deparar com portas fechadas, até que recebeu a informação de que o atendimento só acontece em dois dias semana.

Outro lado

O Roraima em Tempo procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para posicionamento. Em nota, a Pasta disse que as seguintes mudanças estão em vigor desde janeiro de 2024 e ocorreram com a finalidade de otimizar os serviços, definindo regras para melhorar o fluxo, e operacionalizando de forma a garantir maior agilidade as solicitações realizadas pelos pacientes e/ou seus representantes legais.

Ressaltou que é uma medida de gestão e os horários de solicitações é das 09h às 12h observando que das 07h às 9h são priorizadas as entradas de pacientes oriundos da retaguarda e/outros advindo para procedimentos no Centro Cirúrgico e a partir das 13h segue o fluxo diário para atendimento de demandas.

Ainda conforme a Sesau, o atendimento das solicitações de prontuários acontecem após 30 dias, a partir da efetivação da alta. E após recebimento da solicitação/requerimento, o prazo para entrega do documento ocorrerá em até 20 dias úteis. No entanto, pode ser entregue antes conforme demanda e/ou prorrogado por igual período.

Em casos extraordinários, acontecerá uma análise e havendo viabilidade, sera deferida e as demais solicitações respeitaram a legislação vigente, e normas internas da unidade hospitalar.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

26 minutos ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

1 hora ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

1 hora ago

Jornalistas e criadores de conteúdo de Roraima podem se inscrever no Prêmio Sicredi Comunicação em Rede

Premiação nacional vai distribuir R$ 220 mil para trabalhos sobre cooperativismo de crédito. Inscrições seguem…

2 horas ago

Violência digital: DPE-RR alerta sobre criação e compartilhamento de imagens íntimas falsas na internet

Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…

3 horas ago

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

4 horas ago