Saúde

Paciente espera há sete meses por TFD para tratar problema na visão

A paciente Dora Lucita Silva, está perdendo a visão e não consegue se movimentar direito por conta do problema. Ela aguarda há sete meses por um tratamento fora de domicílio (TFD). A mesma alega que nunca recebeu nenhuma resposta da Secretaria de Saúde do Estado de Roraima (Sesau).

De acordo com a denunciante, a situação só piora porque ela faz tratamento de hemodiálise, por conta de problemas renais.

Nesse sentido, Dora deu entrada no TFD após passar por atendimentos na Clínica Médica Especializada Coronel Mota. Foi no local que ela recebeu a informação que o Estado não teria condições de realizar a sua cirurgia.

Conforme a paciente, a sua visão está muito prejudicada e por isso só consegue se movimentar dentro da sua própria casa. O maior medo é que de se machucar e acontece algum acidente grave.

“Eu sou paciente renal, faço hemodiálise dia de segunda, quarta e sexta. Eu só posso andar dentro da minha casa. Não tenho mais uma vida normal, até pra comer, eu dependo do meus filhos. Entrei com com com com pedido nesse TFD e ninguém nunca me deu uma resposta. Só dizem que que está aguardando uma vaga em Brasília. Eu já fiquei cega, só vejo vulto. Já sou debilitada por conta dessa hemodiálise. Dependo das pessoas para conseguir viver”, disse.

Dessa forma, com medo de piorar a situação, Dora pretende buscar a justiça, para ver se consegue enfim o seu atendimento.

“A justiça obriga o estado a fazer isso, porque é uma prioridade pra qualquer pessoa. Eu estou dependendo desse TFD para poder voltar a ter uma vida quase normal. Porque eu ainda vou continuar com a hemodiálise. Só gostaria que o estado me desse uma posição. O estado tem que pagar por isso. Por que que todo mundo aí para fora consegue e aqui não consegue uma vaga?”, questiona Dora.

Citado

A Secretaria de Saúde informou que o paciente só é deslocado para o tratamento no momento que houver a confirmação de atendimento em uma unidade de saúde fora de Roraima.

Portanto, Coordenadoria está acompanhando a situação da paciente Dora Lucita Silva, no que diz respeito aos trâmites de TFD.

A Sesau disse ainda que aguarda retorno da Regulação Nacional quanto a disponibilidade de vaga. Até o momento, houve resposta negativa da regulação de Brasília.

Fonte: Da Redação.

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

8 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

11 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

12 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

12 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

12 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

14 horas ago